Para remover queimados de panelas, você pode contar com uma solução muito eficaz: todos os passos que você precisa seguir.
Muitas pessoas adoram ir para a cozinha preparar pratos deliciosos e agradar o paladar dos convidados e de todos os convidados que estão sentados à sua mesa. No entanto, mesmo que você preste muita atenção a cada detalhe, pode encontrar erros e quebrar algumas ferramentas. Já deve ter acontecido com todo mundo em algum momento da vida ter uma panela queimada e não saber como tirar a sujeira mais teimosa. O que fazer nesses casos? A primeira coisa que vem à mente é jogar fora a panela queimada e comprar uma nova: nada poderia estar mais errado porque existe um método que permite resolver facilmente esse problema.
O método simples e rápido
Antes de intervir, no entanto, é aconselhável usar luvas e máscara (possivelmente até duas) e deixar a janela aberta para evitar riscos à saúde. O primeiro passo é conseguir um recipiente maior que a panela queimada (uma panela maior serve) que você precisa encher com água. Concluída esta etapa, a panela queimada é colocada completamente no recipiente cheio de água e aguarda que ela assente no fundo.
Quando chega ao fundo, tudo é colocado no fogo e, em seguida, adicionam-se flocos de detergente à água fervente. De vez em quando, você pode virar a panela queimada de cabeça para baixo com uma pinça para evitar se queimar. Essa operação vai amenizando gradativamente a queima da panela , facilitando muito a sua remoção. Mesmo que a panela não emita muito vapor, é sempre aconselhável usar a máscara durante todo o procedimento.
Depois de alguns minutos, você pode tentar novamente com um alicate para ver se a queimadura desaparece. Se os passos foram seguidos corretamente, a panela deve voltar ao seu aspecto original . Outro aspecto relevante desse método é que a cor da panela não é agredida pela fervura e o escaldão é totalmente eliminado.
Panelas queimadas são apenas uma memória ruim
No entanto, podem ocorrer queimaduras no fundo da panela após a conclusão do processo. Neste caso, devemos continuar o trabalho, ou seja, proceder à lavagem completa da panela para eliminar todos os vestígios de queimadura. Deixe a panela esfriar novamente na pia com uma pinça. Quando a temperatura nos permite manuseá-lo (sempre melhor usar luvas), removemos a queimadura restante.
Como? Basta usar uma esponja e um detergente eficaz: basta esfregar suavemente a superfície onde ainda existe uma pequena queimadura e veremos desaparecer como num passe de mágica. Em seguida, colocamos a panela debaixo d’água e concluímos o trabalho. Antes de usá-lo novamente, é aconselhável lavá-lo completamente , sempre com uma esponja e detergente para remover qualquer resíduo. A desinfecção final também pode ser feita na máquina de lavar louça.