É isso que se esconde no seu colchão: Se soubesses, terias sempre limpado o colchão

Sabe o que se esconde no seu colchão? Nem sequer imagina e, se soubesse, certamente que o teria limpado imediatamente. Aqui encontrará todos os pormenores que lhe interessam.

A sensação de dormir numa cama confortável e entre lençóis acabados de lavar e perfumados é talvez uma das mais belas. De facto, uma cama limpa e confortável é suficiente para deixar qualquer pessoa feliz, porque o momento de descanso é importante e é verdade que contribui para a manutenção do bem-estar psicofísico.

No entanto, muito provavelmente não sabe que, apesar de poder ser mudado frequentemente, o colchão esconde uma série de coisas, razão pela qual o deve lavar. O colchão não é um local limpo e, por essa razão, hoje queremos mostrar-lhe o que se esconde nele e porque é que também o deve limpar e não apenas os lençóis.

Ter lençóis limpos não significa dormir numa cama limpa, porque o colchão também faz parte deste conjunto e a sua limpeza é um passo fundamental. Até que ponto é que um colchão pode ficar sujo? Dizemos-lhe logo a seguir, no próximo parágrafo, onde aprofundaremos este tema.

O colchão esconde muita sujidade – é isso mesmo
Como já dissemos, a roupa de cama limpa não é suficiente para ter uma cama limpa. Até o colchão precisa de ser lavado porque a sujidade se acumula nele, o que não o torna muito limpo . Basta pensar nas células mortas da pele ou no suor que se misturam com as fibras dos lençóis e acabam no colchão.

Como é óbvio, os ácaros estão sempre presentes. Por esta razão, a limpeza do colchão em geral, mas sobretudo para todas as pessoas que sofrem de alergias, é uma etapa fundamental. Se acorda com o nariz entupido ou a pingar, talvez seja altura de lavar tudo muito bem.

Também é preciso saber que o peso do colchão duplica a cada 10 anos. Tudo o que se acumula sobre ele faz com que pese muito mais . É aí que nascem: Células da pele, bolores, bactérias, cabelos humanos, ácaros, os seus excrementos e insectos mortos.

Uma série de coisas que não fazem mais do que tornar o seu colchão deplorável. Depois de ter descoberto tudo isto, vai querer limpar imediatamente o seu colchão e livrar-se de tudo. É exactamente por isso que lhe vamos mostrar a seguir como proceder para o limpar correctamente. Comece por retirar os lençóis.

Limpar um colchão: eis como
Para limpar o seu colchão, só precisa de três coisas: um aspirador, um pano húmido e bicarbonato de sódio . A primeira coisa a fazer é aspirar o colchão para retirar o pó e a sujidade da parte superior. Desta forma, evita-se que se entorne. De seguida, polvilhe o colchão com bicarbonato de sódio.

Este produto é realmente muito útil, pois elimina todos os maus odores que se desenvolveram ao longo do tempo. Além de eliminar a humidade e a sujidade . Por isso, deixe o colchão limpo e passe agora um pano húmido para remover as várias manchas. Se a mancha for ainda mais persistente, faça uma mistura de bicarbonato de sódio, água e sal.

De seguida, aplique nas manchas e deixe actuar durante cerca de meia hora. Depois, seque com um pano humedecido em água fria. Agora, o seu colchão está completamente limpo. Não se esqueça de fazer isto cerca de duas vezes por ano e de limpar as almofadas juntamente com o colchão, pois também elas contêm sujidade acumulada.