Aqui está toda a verdade sobre as árvores próximas invadindo sua propriedade. Veremos se é legal podar os galhos das árvores do vizinho que entram em sua casa. Todos os detalhes. Se você tem jardim e vizinhos certamente já se encontrou na situação de um dos dois invadir a propriedade alheia com os galhos da árvore que está na beira . Nesse caso, você precisa saber o que fazer para evitar problemas jurídicos com o vizinho.
Na verdade, é sempre melhor ter relações pacíficas com os vizinhos, mas nem sempre é esse o caso. Aqui veremos então o que diz a lei sobre a poda de galhos que invadem sua propriedade. Podem ser feitos no seu espaço ou é preciso pedir autorização ao dono da árvore?
É legal podar os galhos do vizinho? A lei diz isso
Como dissemos, é disso que fala a lei e então vamos ver o que diz o artigo que mencionamos. Dependendo disso, você pode cortar tanto galhos quanto raízes que estão na sua propriedade . Portanto, é proibido que sua árvore invada outro imóvel com raízes e galhos.
Por outro lado, mesmo que uma árvore esteja dentro de uma distância legal, ela pode crescer demais e desenvolver-se com o tempo. Portanto, caso você entre na Justiça por uma situação como essa, saiba que quem tem o imóvel invadido por filiais alheias tem razão . Isso pode cortá-los sem pedir permissão.
Nesse caso, uma vizinha foi condenada a pagar pela poda de galhos que invadiam sua propriedade. Várias sentenças foram proferidas desde que os recursos foram apresentados ao Tribunal de Recurso e ao Supremo Tribunal. Os juízes não concordaram, mas o Supremo Tribunal explicou tudo bem.
Segundo o artigo, de fato, os galhos que invadem a propriedade podem ser cortados, mas a indenização não é especificada. Por isso o vizinho não pode exigir o pagamento da poda, pois a escolha é sua.
Afinal, o crescimento dos galhos das árvores em direção à propriedade alheia é uma escolha da natureza que em nada depende do dono da árvore. Você pode então cortar os galhos das árvores que estão invadindo suas terras, mas não poderá reivindicar indenização por isso.