Existe uma maneira de economizar muito dinheiro colocando um limão em uma jarra com água. Veja como fazer isso.
Frasco de armazenamento
Nas nossas mesas, em todas as estações, seja verão, inverno, primavera ou outono, encontra-se um citrino que sempre se destacou pela sua cor e pelo seu aroma inimitável.
É o limão, conhecido pelas suas propriedades que tendem a dar sabor a todos os pratos, sejam doces ou salgados.
Limões: como economizar guardando-os em uma jarra com água
A origem do limão ainda não é totalmente clara, alguns especialistas acreditam que ele cresceu na China durante a dinastia Song, entre 960 e 1279 DC, mas outras fontes sugerem que foi nativo de Assam e norte da Birmânia.
Limão: por que guardá-lo em um vaso com água?
Somente por volta de 700 dC se espalhou pelo Egito, Iraque e Pérsia, onde assumiu o nome de līmū, que geralmente se refere a todas as frutas da categoria cítrica, e depois assumiu o nome de limão na língua italiana.
Limão: por que guardá-lo em uma jarra com água
Na Europa os primeiros cultivos surgiram em meados do século XV, em Gênova, na Ligúria, e só mais tarde, graças a Cristóvão Colombo, se espalharam pela Hispaniola onde o navegador plantou algumas sementes.
Cultivados em todo o mundo, embora se possa pensar que são todos iguais, existem diferentes tipos e formatos de limões e a diferenciação é muitas vezes comercial, onde os limões se distinguem dos amarelos.
A importância do limão no nosso país
Na Itália existem especialidades à base de limão. Basta dizer que na costa de Amalfi e em particular na cidade de Positano, tornou-se muito popular e se você caminhar pelas ruas da cidade, em todos os lugares poderá sentir o cheiro dos limões e admirar as decorações que o lembram.
Este citrino também é muito difundido em Amalfi e Sorrento, tanto que as culturas destas regiões fazem inveja ao mundo e se tornaram um verdadeiro aliado das sobremesas locais.
Basta pensar no Sospiri di Sorrento, também conhecido como delícias de limão, cuja receita mais famosa é a do Sal de Riso, que utiliza estes limões explorando o seu aroma e propriedades particulares.
O suco de limão também é muito útil nas tarefas domésticas e como digestivo. Por isso é fundamental ter este citrino em casa, mesmo que tenha tendência a apodrecer facilmente após um longo período de não utilização.
Limão: por que conservar em uma jarra com água
Porém, existe um método para conservar bem os limões por até um mês inteiro, e para isso não são necessários muitos ingredientes, apenas uma jarra de vidro hermética e um pouco de água.
Primeiro lavamos os limões em água corrente, depois colocamos na jarra e deixamos a água escorrer até a borda.
Feito isso, o pote deve ser guardado em local fresco e seco, longe de fontes de calor, ou seja, em um armário, e os limões permanecerão frescos por semanas, como se tivessem acabado de ser comprados.
Assim teremos economizado muito dinheiro, pois não só evitaremos desperdiçar e, portanto, jogar fora o limão podre, mas também evitaremos comprar novos.