É possível encurtar as calças sem usar máquina de costura ou entrando em contato com uma costureira. E podemos fazer isso de diversas maneiras, com apenas algumas ferramentas.
Como encurtar calças sem agulha e linha
Pode acontecer a todos nós, precipitadamente ou por acidente, comprar calças mais compridas que o normal. Mas não é necessário que uma costureira ou parente que saiba costurar os encurte.
Ir a uma costureira pode sair mais caro do que pensamos: não só em termos de dinheiro , mas também em termos de tempo. Ou nem sempre você tem a sorte de ter em casa uma pessoa que saiba manusear com habilidade tesoura, agulha e linha.
Encurtar a barra da calça pode ser importante para que ela não esfregue no chão, prejudicando ou fazendo você tropeçar.
Aqui estão alguns truques simples para encurtar calças sem máquina de costura ou sem ir à costureira.
Alfinetes de segurança para encurtar rapidamente as calças
O primeiro método para encurtar calças rapidamente, que dispensa o uso de agulha e linha e é adequado para quem tem pouco tempo, é usar os clássicos alfinetes de segurança . Esta solução é perfeita se você deseja manter o comprimento original, mas encurtá-lo temporariamente. Como fazemos isso? É simples.
Basta virar o tecido por dentro da perna da calça e com agulha e linha pegar a bainha com alfinetes . Você precisará de pelo menos dois por perna, mas obviamente quanto maiores os alfinetes, menos serão necessários.
Pins menores mostrarão menos, mas também conterão menos arquivos . Podemos melhorar a dobra passando a bainha recém-obtida.
Encurte as calças apenas com elástico.
Esse truque se aplica a calças de moletom, como agasalhos, que podem ser muito longos e causar desconforto durante os treinos.
A estratégia para encurtá-los desta forma é simples e rápida. Vamos ver como fazer:
Para encurtar fatos de treino ou calças de treino, basta inserir um elástico por baixo da bainha inferior. Para fazer isso corretamente, você precisa desfazer levemente a costura na própria bainha. Não precisa de agulha e linha no final, pois a última parte é simplesmente amarrada.
As calças assim encurtadas não poderão ultrapassar o sapato e serão muito mais confortáveis de usar e treinar. Este método funciona melhor com bainha elástica, como a das calças de moletom , para que se adaptem melhor a estilos mais casuais.