Essas suculentas requerem muito pouca água – aqui está a lista

As suculentas são conhecidas como o tipo de planta que requer pouca atenção. São escolhidas para embelezar casas e varandas principalmente por quem não tem muito tempo para se dedicar às plantas. Na verdade, as suculentas e as plantas gordurosas em geral não precisam de regas ou podas constantes. E eles têm  grande adaptabilidade.


Suculentas que requerem muito pouca água

Estas são as suculentas mais comuns que não queremos beber com frequência:

  • Cactos ou suculentas:  naturalmente estão no topo da lista. São plantas decorativas e as mais fáceis de cuidar de todas. Cactos e suculentas não requerem manutenção especial e precisam de pouca água:  aproximadamente uma vez por mês  ! Podemos encontrar diversos tipos de  cactos  com lindas formas geométricas e tonalidades que vão do verde ao vermelho-púrpura.
  • Rosário:  é também uma planta decorativa de interior, composta por folhas grossas e arredondadas. A planta do rosário é nativa da África do Sul e, por isso, tolera um ambiente seco que requer muito pouca água. Durante alguns meses do ano entra em repouso vegetativo e não necessita de cuidados.
  • Dracena marginata:  é uma planta constituída por folhas verdes rígidas, em forma de espada, extremamente pitorescas. A Dracaena tolera diferentes temperaturas e se adapta a qualquer ambiente da casa, sendo altamente resistente à seca. No entanto, ele gosta de sprays de cabelo. Com pouca luz, pode ser necessário um pouco de água uma vez a cada 3 semanas, mas cuidado com a estagnação!
  • Hemerocallis:  são  plantas perenes  , flor que floresce apenas alguns dias, em forma de funil. Pode ser amarelo, rosa, laranja e vermelho. Esta planta é nativa da China e existem diversas variedades. Hemerocallis tem um período de floração muito longo e ótima produção, resiste muito bem ao calor e adora a luz solar. É a única planta desta lista que se satisfaz com bastante água, mas lembre-se que só precisa ser regada a cada 10 dias ou mais.
  • Sanseveria:  a famosa ‘língua da sogra’, assim chamada pelas folhas pontiagudas em formato de língua. Não requer muitos cuidados e necessita de pouquíssima água, principalmente no inverno. A língua da sogra cresce bem mesmo em condições de pouca a média luminosidade e pode sobreviver longos períodos sem beber.

O que saber sobre suculentas

Vamos dar uma olhada especificamente no que ajuda as plantas gordas e suculentas a viverem felizes e saudáveis:



A luz, como acontece com a maioria das plantas  , é muito importante para o bem-estar das suculentas. Lembramos que estas espécies são nativas de  terras áridas e desérticas onde o sol reina por excelência. Mesmo dentro de casa, eles precisam de luz para prosperar. Portanto, é melhor colocá-los em uma área ensolarada do jardim ou terraço.

Muitos pensam que as suculentas nunca devem ser regadas, enquanto outros as regam em excesso. Na realidade,  a  frequência da irrigação depende muito do clima em que são cultivadas  .



Em condições normais, por exemplo, as chuvas típicas de inverno nas zonas temperadas serão mais que suficientes para manter as suculentas saudáveis. No  verão , regas semanais e umedecimento leve  serão suficientes   quando as temperaturas ultrapassarem os 30°C.

Em áreas com poucas chuvas, mesmo em meses frios ou em casos de estiagem prolongada, é necessária a integração do abastecimento de água. Como você pode perceber, levar em consideração a importância da água para as suculentas é um fator importante para a saúde delas.

O solo ideal para suculentas deve ser altamente absorvente, muito  leve, friável e permeável  . Isso ocorre porque é absolutamente necessário que a água escoe de maneira eficaz. As suculentas não toleram água estagnada  . A circulação da água evita a compactação excessiva do solo. O objetivo de um bom solo para suculentas é, simplesmente, fazer com que a água flua. A própria planta poderá levar e armazenar o que necessita.

Prestando atenção a esses três fatores, garantiremos que suas suculentas vivam  saudáveis ​​e felizes  por muito tempo.

Navegação de artigos