Você provavelmente já conhece o truque de colocar uma aspirina na água das flores para mantê-las frescas por mais tempo.
No entanto, de acordo com um estudo da Universidade de Rhode Island (EUA), o ácido acetilsalicílico , ou seja, a aspirina , não é útil apenas com plantas cortadas, mas pode melhorar o sistema imunológico, fazendo-as crescer maiores e mais fortes .
Os pesquisadores dissolveram 4 comprimidos de aspirina em 4 litros de água, borrifando a solução em um grupo de plantas a cada 3 semanas. No final da safra, as plantas tratadas com aspirina cresceram mais e estavam mais vigorosas, pois eram mais resistentes a microrganismos e fungos.
Este tratamento provou ser ainda mais eficaz em solanáceas, como batatas e tomates.
Existem várias maneiras de aproveitar o poder da aspirina nas plantas e listamos as melhores abaixo.
Como agente de enraizamento : Mergulhe as mudas por 3-4 horas em água destilada com 1 aspirina. Esta ação atua como desinfetante, protegendo as mudas do mofo e ativando o seu crescimento.
Como acelerador de crescimento : diluir 1 aspirina em um litro de água e borrifar a solução nas plantas a cada 3 semanas. Não exagere nas quantidades, a planta pode sofrer.
Para germinar as sementes : Mergulhe as sementes na solução de água e aspirina antes de plantá-las.
No solo : para não ter que diluir a aspirina, pode-se colocar os comprimidos diretamente no solo, a cerca de 15 cm da planta, e regar regularmente.