Esterlízia | Como cultivar ave do paraíso

Com a flor fascinante que lembra um pássaro, a sterlizia é uma planta ornamental perfeita para crescer no jardim ou em vasos

Sterlizia, também chamada de strelitzia e ave do paraíso, é uma planta pertencente à família Musaceae (a mesma família da banana). É originária da África Austral e é apreciada pela sua inflorescência particular, muito semelhante a uma ave.

Possui parte aérea composta por muitas folhas coriáceas, de formato alongado e de cor verde com tons roxos. A folhagem é reunida em espirais ou rosetas, no centro das quais crescem caules longos e rígidos, dos quais florescem as inflorescências particulares. Estas são compostas por algumas pétalas externas laranja e algumas pétalas centrais azuis. Todas as pétalas têm formato alongado e pontiagudo.

Flor de Sterlizia As
Sterlizias são cultivadas por causa de suas belas inflorescências semelhantes a pássaros, daí o nome comum de “ave do paraíso”. Pode ser cultivada como ornamental de jardim. Se for cultivado em vasos, deve ser replantado na primavera.

Cultivo de Sterlizia
Multiplicação
Esta planta se reproduz por semeadura, mas para que esta técnica dê bons resultados é necessário esperar 5 anos; somente após esse período é que as primeiras flores podem ser vistas.

Navegação de artigos