Fertilize suas plantas naturalmente: um ingrediente de cozinha faz com que cresçam rápido

Para dar às suas plantas verdes uma vida longa e feliz, você precisa fornecer-lhes os melhores nutrientes possíveis. Se você está procurando um fertilizante natural para suas plantas, confira estas dicas fáceis de implementar para fornecer-lhes uma nutrição ideal.

Como fazer da levedura de cerveja um fertilizante natural para suas plantas?

Para desfrutar de suas flores, vegetais ou frutas, as plantas devem ser devidamente nutridas. Você pode fazer um fertilizante ecológico eficaz com sobras de uma refeição ou com produtos que você usa todos os dias.

Por que usar levedura de cerveja como fertilizante para plantas?

guarde o fermento de cerveja
logotipo do Pinterest

Mantendo a levedura de cerveja – Fonte: spm

Você sabia que o fermento é um fertilizante natural para suas plantas? Contém uma variedade de nutrientes essenciais, como nitrogênio, fósforo e potássio, que ajudam a aumentar o teor de nutrientes e a melhorar a estrutura do solo.

Além desses benefícios importantes, contém enzimas que decompõem a matéria orgânica do solo, ajudando a melhorar sua fertilidade. O uso de levedura estimula a formação de microrganismos benéficos no solo, como bactérias de compostagem, que ajudam a melhorar a saúde de suas plantas.

Nunca se esqueça que as plantas necessitam de micronutrientes como ferro, manganês, cobre, zinco, boro, molibdênio e cloro para o seu crescimento. Embora esses nutrientes sejam necessários em quantidades muito menores do que os nutrientes essenciais, eles ainda são importantes para a saúde. As plantas obtêm esses nutrientes do solo, da água e do ar circundante.

Ao usar o fermento como fertilizante natural, você fornecerá às suas plantas os nutrientes de que precisam para serem saudáveis ​​e prosperarem. Então, da próxima vez que você estiver procurando uma maneira natural de ajudar suas plantas a crescer, considere o fermento!

Como usar o fermento nas plantas?

O fermento se dissolve em água, que não deve ser nem fria nem quente, mas morna. Se você optar pelo fermento de cerveja seco, basta colocá-lo em uma tigela com água morna e adicionar um pouco de açúcar.
O efeito desejado ocorre quando a levedura acelera sua fermentação com o açúcar. Depois de misturar, deixe descansar um pouco até formar uma espuma.
Depois disso, o fermento estará pronto para ser diluído em água e transformado em um excelente fertilizante para plantas domésticas.
Este fertilizante pode ser usado para: tomate, pimentão, pepino e todas as outras plantas porque a vitamina B que fornece é muito importante. Assim que o fermento inchar, ele será misturado novamente para estimular um melhor crescimento das bactérias.
No entanto, lembre-se de que a levedura de cerveja tende a adicionar mais cálcio ao solo.

Você também pode adicionar cascas de ovo em pó ao fermento. A mistura será borrifada em volta da planta, coberta com terra e por fim regada diluindo o fermento de cerveja na proporção de 10 gramas para cada 10 litros de água.
Com esse tratamento realizado 3 vezes ao ano, as mudas crescerão e terão raízes mais fortes, proporcionando frutos maiores.
É importante ressaltar que o uso excessivo de fermento como fertilizante pode causar desequilíbrios nutricionais no solo e prejudicar as plantas, por isso deve ser combinado com pó de casca de ovo.

Outras dicas para preparar um fertilizante natural e eficaz para suas plantas

Aumente a floração naturalmente com borra de café

A borra de café é um excelente fertilizante gratuito e disponível, fornece grande quantidade de nitrogênio e contém os outros dois elementos principais da planta, fósforo e potássio. Também é composto por micronutrientes como magnésio, cobre, cálcio, zinco, manganês e ferro.
Não coloque borra de café diretamente no solo, pois algumas plantas (especialmente tomates) não respondem bem a isso. É melhor adicionar uma camada fina, polvilhada na superfície ou em combinação com outras coberturas. A borra de café é levemente ácida, com pH entre 6,5 e 6,8, o que é ideal para a maioria dos vegetais.
A maior parte da acidez é perdida no próprio café durante o preparo, então não há necessidade de se preocupar com o fato de o pó de café ser muito ácido.

Cálcio natural para plantas: cascas de ovo

Cascas de ovo são uma rica fonte de cálcio, bem como de outros oligoelementos, como o magnésio.
Limpe-os bem com água e depois esterilize-os em fogo baixo no forno por alguns minutos ou no micro-ondas na potência máxima por pelo menos 10 segundos.
Depois disso, esmague-os ou, melhor ainda, triture-os até formar um pó fino.
Casca de ovo em pó é especialmente útil no cultivo de flores, vegetais e frutas.

Fertilizante natural para plantas verdes com casca de banana

Casca de banana em um prato
logotipo do Pinterest

Casca de banana no prato – Fonte: spm

A casca da banana contém uma quantidade significativa de potássio. Você pode preparar um fertilizante de diversas maneiras. A maneira mais simples é secar as cascas de algumas bananas e cortá-las em pequenos pedaços para acelerar sua decomposição e colocá-las sob a planta.

Você também pode enterrar a casca fresca de algumas bananas diretamente no solo. O fertilizante orgânico para banana fortalece particularmente as plantas com flores e também repele os pulgões.