Um forno perfeitamente limpo e perfumado é essencial em qualquer cozinha que se preze. É um aparelho que precisa de cuidados, se quisermos continuar fazendo o famoso frango assado de domingo.
Em vez de atacá-lo com detergentes muitas vezes agressivos, é melhor usar um truque que as nossas avós usavam.
Forno muito limpo e cheiroso
A gordura, talvez a pior inimiga do forno, exala um cheiro desagradável quando começa a aquecer: não é a melhor forma de abrir o apetite.
No entanto, eis o que acontece quando o forno não é limpo regularmente: respingos de gordura de preparações anteriores, pizza virada.
Todos esses resíduos sujam-no e queimam-no nos preparativos subsequentes.
Nunca nos cansaremos de lembrar que um eletrodoméstico mal conservado nunca durará satisfatoriamente e que os pratos que você prepara não estarão à altura.
Portanto, você deve ter sempre um forno limpo e cheiroso. A manutenção regular do nosso forno é fundamental para garantir uma vida longa e eficiente, por isso é melhor não esperar mais para cuidar do forno, com um produto totalmente natural.
A panificação é uma das atividades mais saudáveis, principalmente nas férias o forno é muito ativo, serve para preparar pratos de todos os tipos.
O forno é um daqueles aparelhos que se utiliza principalmente no inverno, ligá-lo no verão não é muito agradável. Nos dias frios de inverno, porém, também desempenha a função de “ aquecer ” a casa.
Porém, isso não deve nos fazer pensar que a questão da limpeza do forno pode ser deixada de lado, pelo contrário, é justamente no inverno que é necessário cuidar melhor dele.
Pelo menos se não quisermos que nossos queridos biscoitos de gengibre cheirem a peixe assado na noite anterior.
Como se livrar da sujeira e dos maus cheiros: métodos da vovó
Na falta de detergentes disponíveis ou não querendo usá-los constantemente , a solução é recorrer a um simples remédio natural.
Entre os ingredientes mais populares na cozinha está o vinagrete para saladas de legumes e peixes. Por isso, um ingrediente que as nossas avós já usavam há algum tempo acabou por ser perfeito. Portanto, é muito provável que esteja presente na casa: limão.
Ao usar limão espremido nunca se deve jogá-lo fora, aliás aquela parte que não é mais necessária pode ser útil para limpar a casa.
Além disso, se espremer alguns limões, deitar a água numa assadeira grande e ligar o forno a 180°, terá um forno perfeitamente limpo.
Você terá que deixar o forno ligado por cerca de 30 minutos, depois, desligado o forno, deixe o líquido esfriar .
Quando o líquido esquenta no forno, a sujeira amolece e é facilmente limpa com água e limão. Neste ponto só falta limpar bem o interior e o fundo da máquina e depois lavar tudo o que puder ser retirado em água corrente.
No final, criamos um forno bem limpo e cheiroso com uma solução totalmente natural.