Uma técnica muito antiga de cultivar uma horta e ter muitos tomates à disposição, sem ter que comprar mais. O tomate é uma verdadeira rainha da mesa, sempre presente no verão mas também no inverno nos molhos que acompanham massas e pratos tradicionais. Para quem quer cultivá-los no jardim existe esta técnica ancestral que permite cultivá-los em grandes quantidades. Os especialistas revelam-lhe o segredo : até a mais pequena horta poderá acolher esta cultura apreciada por todos, com a sua cor vermelha brilhante. Vamos esclarecer a técnica?
Cultivo de tomates no jardim: conselhos de especialistas
Para cultivar tomate, começamos primeiro pela semente que será colocada num frasco com furo na base. Este é o primeiro passo para obter as primeiras mudas, em cada vaso você pode colocar aproximadamente 4 sementes de tomate. Os potes serão então colocados em local fechado e ensolarado (melhor ainda se for no final do inverno).
Nos primeiros dias da primavera poderá ver os primeiros rebentos que darão lugar a mudas robustas. O viveirista geralmente seleciona os mais fortes e desenvolvidos e depois os transplanta para seu jardim. A localização ideal é um local não exposto à luz solar direta e sem variações significativas de temperatura durante a noite.
Além disso, a temperatura correta deve ser mantida ao redor das raízes, talvez com uma cobertura composta apenas por materiais naturais. Cada ação é importante para proteger a cultura não só de bactérias e fungos, mas também de mudanças perigosas de temperatura.
A técnica para ter muitos tomates disponíveis
Como a maioria dos tomates são vinhas, o método do conhecedor para uma boa colheita é o das estacas. Isso permite dar-lhes uma estrutura para subir, além de receber a luz adequada para o seu crescimento sem se prenderem à umidade do solo.
Quem cultiva tomate muitas vezes negligencia a passagem dos guardas, o mastro não é mantido e por isso a colheita não é das melhores. A estrutura insuficiente e instável não permite uma quantidade ideal de tomate, mas apenas uma planta sem fruto.
A estrutura de suporte correta certamente é de madeira ou silicone, para que o tomate suba sem problemas. A escolha da estrutura é importante para o futuro da planta, adaptando-a também ao tipo de tomate a ser cultivado. O desenvolvimento em altura é fundamental, sabendo que quanto melhor a estrutura, mais o tomate poderá crescer.