Muitas vezes pensamos que o banheiro fica niquelado após a limpeza. Mas, opa! Percebemos que esquecemos os selos! Depósitos minerais e espuma de sabão tendem a ficar presos com o tempo. Resultado: ficam enegrecidos e é necessária limpeza imediata. Para evitar este problema tão comum, sugerimos que você experimente várias técnicas da avó, cada uma mais promissora que a outra.
Espuma de sabão, manchas de mofo e outras sujeiras podem ficar presas nas fendas dos azulejos . Estas formações podem dar às suas articulações cores diferentes que vão do branco, laranja ou mesmo cinza e são tudo menos bonitas de se ver. Felizmente, com esses métodos simples você não precisa fugir de uma visão como essa por medo de perder muito tempo limpando.
Como limpar eficazmente as juntas dos ladrilhos?
Este método explora as propriedades detergentes e tira-nódoas de um dos ingredientes naturais fundamentais para a limpeza da casa. É simplesmente vinagre branco que dispensa apresentações e que neste caso se revela, não surpreendentemente, bastante eficaz.
Limpe as juntas dos azulejos com água morna e vinagre branco
O vinagre branco é excelente em manchas um pouco mais difíceis e é acima de tudo uma excelente alternativa à lixívia, que é melhor evitar. Encha um borrifador com partes iguais de vinagre e água morna e borrife a solução nas partes a serem tratadas. Deixe agir por 5 minutos e depois esfregue com uma escova de dentes usada. O efeito é imediato e suas articulações brilharão com mil luzes.
Outras dicas infalíveis para limpar eficazmente as juntas dos azulejos
Esta coleção de métodos envolve o uso de ingredientes recorrentes que você pode usar com segurança.
Use peróxido de hidrogênio na argamassa de azulejos
O peróxido de hidrogênio é excelente contra manchas moderadas. Para utilizá-lo em juntas de azulejos, basta aplicar o líquido nas peças a serem limpas e se achar a sujeira mais difícil, utilize uma pasta feita com 1 colher de água oxigenada e 3 colheres de bicarbonato de sódio.
- Aplique a pasta nas juntas;
- Deixe agir por alguns minutos;
- Esfregue com uma escova de dentes usada;
- Enxágue com água limpa e pronto!
Use a mistura de vinagre branco e bicarbonato de sódio para clarear a argamassa do azulejo
O vinagre branco já é eficaz em manchas difíceis, seu poder removedor de manchas será melhorado com a adição de bicarbonato de sódio. Para fazer isso, primeiro cubra as juntas manchadas com uma pasta de bicarbonato de sódio e água e deixe descansar por alguns minutos. A seguir, você borrifará um pouco de vinagre nas partes afetadas e deixará a espuma formada trabalhar para desobstruir a sujeira. Munido de sua escova, basta esfregar suavemente antes de enxaguar.
Detergente líquido para lavar louça e escova de dentes para juntas de ladrilhos de pedra natural
Ao contrário dos ladrilhos de porcelana ou cerâmica, os ladrilhos de pedra natural têm uma superfície porosa. Isto significa que a sua limpeza é mais delicada e que é melhor evitar certos detergentes que podem danificá-la. Portanto, se notar uma ligeira descoloração nas juntas dos seus ladrilhos de pedra natural, para limpá-los basta uma escova de dentes umedecida em água morna e detergente para louça. Se você não tem detergente e tem um sabonete preto ou de Marselha, também pode aproveitar suas propriedades de limpeza e desengorduramento.
Use água sanitária e água
O alvejante com oxigênio é suave, ao contrário do alvejante com cloro, que é mais agressivo e tem um odor químico bastante forte. Esta solução continua a ser uma das mais eficazes se se tratar de uma junta de ladrilho particularmente suja. Para utilizá-lo, primeiro ventile o ambiente e consulte as informações do produto.
- Dilua 2 colheres de sopa de alvejante em 2 xícaras de água morna;
- Aplicar nas juntas com pincel;
- Deixe o produto agir por 10 minutos ou mais e depois enxágue com água limpa;
- Limpe com um pano seco para evitar que a sujeira volte para as vedações.
Embora limpar o rejunte possa parecer entediante no início, essas dicas mostram que às vezes é possível superestimar a dificuldade da tarefa.