Limões, por que mergulhá-los em sal: velho truque da vovó!

Limões: É por isso que as frutas cítricas são embebidas em salmoura. Nossas avós fizeram isso.

O limão é uma fruta cítrica rica em vitamina C e antioxidantes, benéfica para o corpo humano e para ter sempre à mão. É perfeito para preparar excelentes sucos e aromatizar bebidas e ingredientes alimentícios. Embora você possa comprar suco de limão, é sempre uma boa ideia usar frutas cítricas naturais perfeitamente conservadas. Os limões recolhidos ou adquiridos em bancas de feiras ou supermercados devem estar perfeitamente conservados para evitar o desenvolvimento de bolores.
Armazenar limões na geladeira pode não ser a melhor solução, pois as temperaturas da geladeira podem ressecar os limões e “ressecar” a casca das frutas cítricas. Se você tiver muitos limões, guarde-os. Vamos checar

Limões : por que ficam mofados? O mofo geralmente cresce nos limões. A origem do bolor depende não só das condições climáticas, mas também da fase de colheita e distribuição dos citrinos. Se os limões forem danificados durante o transporte, as próprias frutas cítricas ficam suscetíveis ao mofo.

Até o próprio PH ácido torna os limões mais suscetíveis a esporos de fungos que crescem mais em ambientes ácidos. O mofo verde ataca mais os limões, mas não é absolutamente tóxico ou prejudicial ao toque ou ao cheiro. Como armazenar limões para evitar a formação de mofo azul ou verde?

Limões : como preservá-los e evitar a infestação de esporos
Os limões são frutas cítricas que podem ser conservadas naturalmente em casa, sem que os fungos os ataquem ou causem mofo. Existem métodos para conservar limões de forma totalmente natural.

Se comprar limões, corte-os em rodelas e coloque-os em um recipiente com água e sal. Depois de fechado o recipiente, recomenda-se agitá-lo e guardar os cítricos por meses.

Outra dica valiosa e remédio natural para conservar o caldo de limão e evitar a formação de mofo é lavá-lo e mergulhá-lo em bicarbonato de sódio e água para matar bactérias e reduzir a formação de mofo. O melhor é secá-los bem para evitar que a umidade contribua para a formação de mofo.

Depois que os limões estiverem limpos e secos, o melhor é colocá-los em um recipiente higienizado e lacrá-lo bem para evitar que o fungo entre em contato com a casca e forme mofo verde ou azul. Guarde em temperatura ambiente ou na geladeira.

Navegação de artigos