Este produto é frequentemente usado para limpar o banheiro, mas é melhor deixá-lo sozinho, pois pode danificar os pulmões se usado incorretamente. É disso que estamos falando.
Limpar o banheiro é uma operação fundamental porque certamente será o cômodo da casa mais contaminado por bactérias. A umidade, os vapores, os resíduos de sabão fazem dele um local onde a proliferação de bactérias é realmente um problema sério. Por esta razão, a limpeza não deve ser subestimada.
Mas nem pense que usar produtos muito agressivos é o ideal. Às vezes, de fato, basta usar detergentes leves ou produtos naturais para ter um banheiro limpo sem comprometer a saúde. Sim, você leu certo, alguns produtos são prejudiciais à saúde e por isso devem ser evitados.
Muitas vezes, porém, um produto usado em casa deve ser evitado . Principalmente porque se você abusar dele, as consequências podem ser muito ruins para os pulmões. Mas você entende do que estamos falando? Veremos isso imediatamente no próximo parágrafo, e também veremos como substituir este produto por outro que não faça mal à saúde.
Não use mais: é um risco para a saúde
Como já dissemos muitas vezes, acreditamos que a utilização de detergentes mais agressivos ajudará na limpeza, mas nem sempre é assim. Muitas vezes são prejudiciais à saúde, especialmente se usados incorretamente. Por exemplo, um produto que você deve evitar é o alvejante . Este produto é de fato um dos mais tóxicos .
Apesar de ser um dos agentes clareadores mais tóxicos, é um dos produtos mais utilizados. A sua função higienizante e desinfetante não é discutida, mas apresenta riscos demasiado elevados para a saúde. Na verdade, pode causar irritação nos olhos, boca e pele e nunca deve ser combinado com água quente e vapor respiratório porque é muito prejudicial aos pulmões .
Em primeiro lugar, é preciso lembrar que a água sanitária deve ser manuseada sempre com luvas, pois é um produto corrosivo. O uso prolongado do produto leva, portanto, ao aumento da toxicidade e apresenta riscos à saúde. Além disso, nunca misture água sanitária com água quente, amônia, ácido clorídrico e vinagre .
Recorde-se também que, embora a lixívia seja amplamente utilizada, não é considerada desinfetante pela legislação italiana porque não está registada no Ministério da Saúde. Mesmo sendo um desinfetante polivalente não faz bem à saúde e por isso é aconselhável recorrer a soluções alternativas.
Existem alternativas ao alvejante e também podem ser totalmente naturais . Na verdade, existem muitos produtos naturais que desempenham uma excelente ação de limpeza e desinfeção. Bicarbonato de sódio, sal grosso e outros produtos. Portanto, basta encontrar as combinações certas e começar a experimentá-las.
Por exemplo, você pode fazer compressas caseiras com ácido cítrico e bicarbonato de sódio ou produtos de limpeza caseiros com bicarbonato de sódio e óleos essenciais. Mas ainda também amaciantes com ácido cítrico e óleos essenciais. A única coisa que você precisa prestar atenção é entender onde usar os produtos para não danificar as superfícies .