A temporada do morango já começou e essas lindas frutas vermelhas e perfumadas estão em todas as prateleiras, prontas para serem consumidas. Quer sejam simples, com açúcar, chantilly, numa compota caseira ou numa bela tarte gourmet, os morangos inspiram-nos e fazem vibrar o nosso paladar. No entanto, estas sobremesas também escondem uma realidade mais sombria. Na verdade, não suspeitamos necessariamente disso, mas estas frutas estão entre as mais poluídas por pesticidas. Por isso, antes de devorá-los, é fundamental fazer uma boa limpeza para que a sobremesa ou lanche não se transforme em uma degustação de produtos fitofarmacêuticos! Na verdade, simplesmente enxaguar com água não vai te ajudar…
É claro que nada eliminará todos os produtos químicos presentes nos morangos. O melhor a fazer é, portanto, optar por frutas e vegetais orgânicos o mais rápido possível ou começar a colher os seus próprios. Estas são as únicas soluções verdadeiramente eficazes para o problema da poluição alimentar. Porém, para quem não tem tempo ou vontade de consultar o manual do jardineiro de cultivo de morango e por isso vai ao supermercado para fazer estoque, essas dicas vão te ajudar a eliminar ao máximo os resíduos nocivos.
Agrotóxicos e morangos: andam de mãos dadas!
Em 2017, um estudo da Universidade de Montreal colocou os morangos na pole position entre os produtos mais contaminados, com 7,7 pesticidas diferentes utilizados, em comparação com uma média de “apenas” 2,3 para outras frutas. A ONG Génération Futures também é categórica. A análise de quase cinquenta amostras de morangos revelou que 92% apresentavam vestígios de pesticidas e um total de mais de 200 resíduos diferentes de produtos fitofarmacêuticos utilizados no seu cultivo.
E se você pensou que poderia se tranquilizar com frutas de origem francesa, cuidado! Na verdade, embora 80% dos morangos espanhóis estejam contaminados, 66% estão contaminados em França. É portanto difícil escapar da rede com uma fruta tão contaminada!
Como limpar morangos para eliminar o máximo de agrotóxicos possível?
Lavar com água não é suficiente para eliminar os agrotóxicos presentes nos morangos. No entanto, você pode ir além usando uma solução de limpeza mais forte para remover mais resíduos. Para não estragar o sabor da fruta, lembre-se de enxaguar bem com água limpa após a limpeza seguindo os seguintes conselhos.
Uma mistura de vinagre
Você precisa misturar quatro partes de água fria com uma parte de vinagre. Em seguida, mergulhe os morangos e deixe-os de molho por cinco minutos. Termine a limpeza com um enxágue longo e uma limpeza completa. Isso eliminará o sabor do vinagre.
Água salgada
Água salgada morna pode ser usada no lugar do vinagre se você seguir as proporções corretas. Para fazer isso, dissolva 2,5 colheres de sopa de sal em 8 xícaras de água quente. Em seguida, deixe os morangos de molho por mais cinco minutos antes de enxaguá-los bem. Agora tudo que você precisa fazer é aproveitá-los!
Vinho Tinto
Uma parte de vinho tinto para duas partes de água é uma solução muito eficaz contra resíduos de pesticidas. Basta deixar os morangos de molho por dez minutos antes de enxaguá-los.