É por causa desse erro que todo mundo comete que o manjericão seca em poucos dias.
A planta do manjericão está sempre presente em todas as casas italianas. Um excelente realçador de sabor para pratos tradicionais, mas também um perfumista essencial para todos os ambientes. Sabe-se também que seu óleo essencial é rico em propriedades e benefícios para o corpo. Em suma, essas folhas verdes brilhantes podem fazer muito e há mil usos a serem feitos. Se o manjericão estiver seco, quais são as causas? A falha é uma ação específica que se realiza e implica um efeito dominó devastador para a muda.
Qual a melhor forma de tratar esta planta?
O manjericão é uma planta aromática muito utilizada na cozinha, como realçador de sabor em pratos tradicionais italianos. Todo mundo tem manjericão em vasos e tenta mantê-lo saudável, mas na maioria dos casos a muda murcha ou seca depois de alguns dias. A situação é comum, assim como o erro cometido.
Muitas vezes e de boa vontade, sem saber desse detalhe, não se compra muda de manjericão , preferindo-se a picada que se encontra no balcão do freezer do supermercado. Você nunca deve desistir desse aroma e sabor de folhas frescas.
Há uma série de fatores determinantes que fazem com que a muda seque em poucos dias. Um viveirista especialista explica, mas se você compra no supermercado, ninguém dá uma explicação do que fazer ou evitar.
Você não precisa cometer esse erro com o manjericão
Para não perecer imediatamente o manjericão recém-adquirido, não se deve cometer erros triviais. Ao comprar a planta no supermercado, a primeira coisa que você deve verificar é o tipo de vaso: na maioria das vezes não é o adequado e deve ser transplantado imediatamente.
Assim que a planta chegar em casa, faça o transplante para um vaso de terracota, enriquecido com argila no fundo para evitar a estagnação da água. Plante o manjericão e regue, medindo bem a quantidade.
Você se orienta tocando o solo, verificando se não está seco nem muito úmido ou molhado. O horário ideal para regar a planta é pela manhã, para que ela absorva todos os nutrientes durante o dia . Preste atenção também na exposição, aliás uma planta dentro de casa deve ser colocada em um ambiente claro.
Quem o deixar do lado de fora terá que escolher um local protegido do vento e da luz solar direta que possa queimá-lo. Há outro fator, de fato, a planta do supermercado costuma ser submetida a altas temperaturas.
Depois de levá-lo no carro, pode ser afetado por calor ou frio intenso, dependendo da estação. A dica é perguntar a um viveirista qual a temperatura certa para não comprometer a saúde no transporte para casa.