Muitas pessoas pensam que as esponjas de cozinha só podem ser usadas na cozinha. Bem, pense novamente! Na verdade, é possível utilizá-los fora da cozinha, por exemplo no seu jardim. Aprenda a reciclar suas esponjas de cozinha e tire o máximo proveito delas!
Reciclar esponjas de cozinha: como reutilizá-las no jardim?
Você já reparou que as pessoas tendem a jogar fora algo que está desgastado e comprar algo novo? Mas você sabia que é possível reciclar certos objetos do cotidiano de uma forma bem original? Este é especialmente o caso de esponjas de cozinha velhas que você pode usar para cultivar suas próprias plantas!
Misture esponjas com terra
Uma maneira de reciclar esponjas é misturá-las com terra. Para isso você precisa:
- Tesoura
- Uma esponja de cozinha
- Ensopado
Primeiro você precisa cortar o pão de ló em pedaços pequenos com cerca de 1 cm de largura. Então você tem que encher sua panela com composto, jogando gradualmente os pedaços de esponja para obter um todo homogêneo.
Os pequenos pedaços de esponja garantem que as cavidades resultantes garantam que as raízes da planta cresçam de forma rápida e ideal. De fato, não devemos esquecer que as raízes precisam não apenas de água, mas também de ar para se desenvolverem de maneira ideal.
Controle pulgões
Os pulgões ainda são um incômodo para a maioria das plantas e podem ser extremamente difíceis de se livrar. Nesse caso, uma esponja de cozinha também será útil. Mergulhe-o em um produto para matar pragas e use-o para limpar os galhos.
Caçar toupeiras e ratos
Se o pulgão destrói a colheita por cima, as toupeiras cavam por baixo. Você pode assustá-los com um repelente que eles temem mais do que qualquer outra coisa: óleos essenciais. Mergulhe a esponja no óleo essencial de sua escolha e coloque-a na terra do vaso. É improvável que a toupeira queira se aproximar da fonte do odor. Os ratos também são sensíveis a esses cheiros.
Plantar desde a semente
Outro uso para esponjas de cozinha velhas é cultivar uma planta a partir de suas sementes. Nesse caso, é necessário dividir a esponja em duas partes, mas sem separá-la completamente. Isso significa que você deve fazer um corte que não seja profundo o suficiente para alcançar o outro lado da esponja. Agora as sementes da planta selecionada podem ser inseridas no slot recém-criado para que fiquem com pelo menos 2 cm de distância. Terminado o processo, é necessário inserir a esponja em um recipiente com um pouco de água e esperar pacientemente que as sementes germinem.
Após 2 semanas, você poderá ver os primeiros resultados e, quando as mudas atingirem um diâmetro de cerca de 8 a 10 cm, será necessário transplantá-las para um vaso maior com terra.