Olhando para os belos e amplos jardins, repletos de flores e bons frutos, há motivos para inveja. Mas se você tem terraço ou varanda, saiba que você também tem sorte. Na verdade, nem toda a gente tem um espaço exterior deste tipo e, mesmo que seja pequeno, pode acolher algumas plantas, ervas aromáticas e sobretudo árvores de fruto desde que tenha alguma luz! Pulga??? Aqui estão 4 árvores de fruto que serão compatíveis com a sua varanda ou terraço. Você vai se divertir!
1) Optamos por frutas vermelhas na nossa varanda
plantador de varanda para frutas e morangos
Se você optar por variedades sempre floridas e cultivadas em vasos, comer morangos e framboesas não é ficção científica!
Quanto aos morangos, dirigimo-nos à mara des bois ou à famosa gariguette que certamente não lhe oferecerá o suficiente para alimentar todo o edifício, mas apenas o suficiente para entreter a sua família. Um vaso de aproximadamente 10 litros será suficiente para um morangueiro.
As framboesas não são coisinhas frágeis. Eles enfrentam corajosamente diferentes climas e crescem em vasos. No entanto, isto requer regas frequentes (uma vez por semana), ou ainda mais se o clima for seco. Você pode plantá-las no outono em um vaso de 30 cm de profundidade e 25 cm de diâmetro.
2) Aposte nas frutas cítricas
Vemos cada vez mais limoeiros e tangerineiras dentro de casa. Na varanda deve-se ter o cuidado de protegê-los do vento e proporcionar-lhes um local ensolarado além de um vaso de terracota de bom tamanho. A planta precisa ser regada regularmente para nunca secar. No entanto, vamos evitar água estagnada.
Quando chegam as estações frias prestamos atenção às geadas que prejudicam as plantas e cuidamos para que permaneçam na temperatura ideal (entre 8°C e 12°C).
3) Não esqueçamos das árvores frutíferas… mas em versão mini para dar bons frutos na sua varanda!
Com estas mini árvores, ameixas, maçãs e peras são facilmente acessíveis. Porém, você deverá providenciar vasos grandes ou floreiras de madeira (60 x 60 cm). Se o espaço da sua varanda permitir, considere colocar lado a lado duas macieiras diferentes das variedades gala, fuji ou honeycrisp, porque elas politizam uma à outra. Quanto às pereiras, tenhamos cuidado com as geadas (principalmente as tardias) e lembre-se de cobrir bem os galhos.
4) E por fim o tomate cereja: muito sabor concentrado em formato pequeno!
Combinar um vegetal ensolarado com uma varanda não é fácil, mas a existência de tomates cereja é uma solução agradável com a possibilidade de cultivá-los em vasos. Isso exigirá atenção especial no preparo do solo. Para um crescimento perfeito e abundante enchemos o vaso com ¾ de terra vegetal especial à qual adicionamos ¼ de areia de rio e finalizamos com um toque de composto. Você precisa de solo fresco, regado, mas nunca inundado. Considere usar uma estaca à medida que a planta cresce.