Se você deseja obter uma colheita pesada de tomates bons e maduros em seu jardim, precisa adicionar esse ingrediente ao solo. Basta um punhado e pronto: não tem como voltar atrás.
Criar uma horta não é fácil nem rápido. Leva tempo, dedicação e muita paciência . Se você tem tomates em seu jardim, este artigo é para você. O cultivo do tomate está sujeito a regras estritas que devem ser observadas. Além de todas as regras básicas para obter alguns resultados, é bom saber alguns segredos que certamente podem facilitar o processo e levar a um resultado mais satisfatório. Acreditamos que tratamentos simples como água e exposição adequada ao sol são suficientes. Não é assim.
Para um resultado óptimo , é imprescindível intervir através da utilização de determinados ingredientes. Obviamente, são ingredientes naturais ou ingredientes que não devem ser prejudiciais aos nossos tomates ou a nós mesmos. Este último em particular torna a nossa colheita mais saborosa, mais bonita e mais rica em conteúdo. Vamos descobrir juntos que ingrediente adicionar ao solo em que plantamos nossos tomates.
Horta e tomate: como funciona
Cultivar tomate significa cultivá-lo de forma independente e ter um fruto disponível sem se preocupar com sua origem ou qualidade. Consumir produtos da própria horta é garantia de frescor . Mas como fazer tomates ainda melhores do que os que encontramos no supermercado? Antes de tudo, você precisa saber que cultivar essas frutas é bastante simples, mas requer muitos cuidados . Para plantar tomates, basta plantar as sementes a alguns centímetros de profundidade, cobrir e regar. Os tomates teoricamente germinam depois de dois a três meses.
Os brotos aparecem quase imediatamente, mas para ver o nascimento e o crescimento do tomate por si mesmo, é preciso esperar pacientemente . No entanto, muito pode ser feito enquanto se espera para ajudar o fruto a se desenvolver corretamente. Além da água e dos diversos fertilizantes, existe um ingrediente especial que você nunca vai ficar sem: a casca do ovo . Sim, você leu certo, podemos usar cascas de ovos como ingrediente principal em nossa loja de jardinagem. Vamos ver juntos por que e como fazer isso.
Cultivar tomates na horta com casca de ovo: eis por que você deve fazê-lo
Pode parecer estranho e absurdo, mas é verdade: a casca do ovo é uma panaceia para os nossos tomates. Nunca devemos esquecer que os truques de criadores experientes são sempre eficazes e bem pensados. Ao tentar cultivar frutas, legumes ou qualquer tipo de vegetal, nunca devemos esquecer a importância de fornecer os nutrientes certos. Nem todos os nutrientes importantes podem ser obtidos apenas com a ingestão de água, esse aspecto deve ser incentivado. Assim como nós humanos tomamos suplementos vitamínicos para nos sentirmos melhor, as plantas também precisam de vitaminas e minerais.
Ferro, zinco e magnésio são fundamentais. Acima de tudo, a casca do ovo contém um mineral muito importante para o tomate: o cálcio . O cálcio é necessário para o desenvolvimento normal do sistema radicular, está envolvido nas estruturas celulares e as torna muito mais resistentes aos ataques de fungos e parasitas. Quando falta cálcio, notamos imediatamente com um sinal claro : os sinais de podridão, aquela podridão que gradualmente começa a dividir a fruta em duas.
Como adicionar cascas de ovos à terra
A melhor maneira de enfiar a casca do ovo no chão é cortá-la finamente . Deve ser quase pulverulento ou farinhento. Uma colher de raspas picadas é suficiente para fazer um buraco bem fundo. Borrifamos com terra e plantamos nossas sementes de tomate . Graças à casca triturada, nossos tomates podem receber uma fonte constante de cálcio durante a fase de crescimento .
Este é um truque totalmente sustentável que não compromete de forma alguma a saúde ambiental e a saúde dos nossos tomates. Este truque também pode ser usado para cuidar de todos os outros elementos do nosso jardim: só pode fazer bem a eles! Além disso, também é um método totalmente sustentável do ponto de vista econômico . Não há mais dinheiro para fertilizantes químicos.