Este é o conselho dos viveiristas para que o alecrim dure no pote. Com esta técnica sua planta sobreviverá mais de 10 anos. Isto é o que você deve fazer. Se você deseja que sua planta de alecrim viva o máximo possível, experimente este sistema. Com o conselho dos viveiristas, o resultado é garantido : assim sua planta crescerá em vaso por mais de 10 anos.
Alecrim, propriedades e características desta planta aromática
O alecrim é uma planta aromática que cresce bem nas zonas mediterrânicas, especialmente em Itália e Espanha. Conhecida desde a antiguidade, foi utilizada na medicina tradicional pelas suas propriedades medicinais que ainda hoje lhe são atribuídas.
O alecrim é usado até hoje , não só na cozinha para preparar pratos saborosos, mas também por suas incríveis propriedades . O alecrim, por exemplo, tem efeitos:
- antioxidantes;
- bacteriostático;
- digestivo;
- adstringente;
- expectorantes;
- carminativos.
O alecrim cresce muito bem em vasos . Portanto, você também pode cultivá-lo em casa, na sua varanda ou terraço. Porém, o que muita gente reclama é que essa planta infelizmente seca muito rápido . Se você quiser resolver esse problema, continue lendo. Hoje revelamos os conselhos dos viveiristas para que o seu alecrim se mantenha perfeito por mais de 10 anos.
O conselho dos viveiristas para que o alecrim dure mais no pote
Se você já tentou de todas as maneiras possíveis fazer sua planta de alecrim durar muito tempo, mas sem sucesso, continue lendo. Hoje você descobrirá como, cultivando em vasos e alguns métodos naturais, esta planta aromática pode sobreviver até 10 anos.
As dicas que oferecemos a seguir são de alguns viveiristas especializados . Portanto, pode confiar, os resultados são garantidos. A primeira coisa que você deve saber é o seguinte: a planta do alecrim precisa de luz.
Sendo uma espécie mediterrânica , deverá colocá-la num local soalheiro . Assim crescerá saudável e forte. Perfeito é a localização em uma janela ou no terraço.
Se é verdade que precisa de luz para se sentir bem, também é verdade que o pé de alecrim não precisa de muita água . Não tem medo de calor ou seca. O que ela não gosta é de umidade e regas em excesso . Antes de regar a planta, verifique se a terra do vaso está seca.
Para garantir uma vida longa para sua planta de alecrim, você também deve escolher o solo certo para vasos . Saiba que o alecrim precisa de um solo arenoso, drenado e calcário. Por outro lado, nunca use solo argiloso .
Outra dica: sempre proteja sua planta do frio . Temperaturas muito baixas, climas úmidos e ventosos não são bons para o alecrim, principalmente se tiver menos de 3 anos. No inverno, é melhor mover a planta para dentro de casa ou protegê-la adequadamente da geada.
Preste atenção também ao transplante e poda ! Se você acabou de comprar a planta ou se ela já cresceu, deve proceder ao transplante que é realizado no outono ou na primavera. Prefira um vaso de terracota e encha-o com solo calcário drenado . Transplante a cada 3 anos.
Quanto à poda , deve-se proceder ao corte dos ramos mais fracos após a floração. Finalmente, certifique-se de proteger sua planta de insetos . Acima de tudo, os besouros das folhas são os mais perigosos. Use um inseticida natural feito com água e bicarbonato de sódio para se livrar deles. Com essas dicas de viveiristas especialistas, seu alecrim viverá 10 anos ou mais!