O Jasmim, além de ser uma planta de exterior, possui variedades que podem ser cultivadas com sucesso dentro de nossas casas. Cuidar do jasmim interno não é complicado; você só precisa seguir alguns conselhos comprovados.
Jasmim: Símbolo de Felicidade e Amor da China para sua sala
Nativo da China, o jasmim é considerado um símbolo de felicidade e amor. Graças às suas propriedades, é utilizado na indústria cosmética, e algumas de suas variedades são utilizadas no preparo de chás benéficos à saúde. Embora o jasmim seja conhecido principalmente por seu perfume e flores brancas como planta de exterior, algumas variedades podem ser cultivadas com sucesso em ambientes fechados. As trepadeiras perfumadas ficam bem tanto em vasos normais como suspensos e, com os devidos cuidados, irão recompensá-lo com flores brancas com um perfume envolvente.
Jasmine adora luz
A chave para o cultivo bem-sucedido de jasmim dentro de casa é o local adequado. O jasmim comum (Jasminum officinale) é particularmente exigente em termos de luz, que deve ser abundante mesmo durante os meses de inverno. A localização ideal é perto de uma janela voltada para sul. A planta não é excessivamente sensível às temperaturas, prefere a temperatura ambiente, mas também pode tolerar 8-10 °C. Porém, devido ao seu aroma intenso, evite colocá-lo no quarto; a sala é mais adequada.
A importância da rega correta
Ao cultivar o jasmim, é fundamental não subestimar a rega correta. O jasmim requer hidratação regular, mas é importante evitar o encharcamento, que pode causar o apodrecimento das raízes. Evite também deixar o solo secar muito. No verão, regue com maior frequência em pequenas quantidades, reduzindo a frequência no outono. A água ideal é a da chuva ou pelo menos filtrada, ocasionalmente enriquecida com algumas gotas de suco de limão.
Multiplique seu Jasmim
A propagação do jasmim não é complicada; pode ser facilmente propagado por estacas, de preferência ao replantar em um vaso maior. Escolha alguns ramos resistentes, retire as folhas e coloque-os em vasos em local quente e luminoso. Regue o solo regularmente, mas com cuidado. Em poucas semanas, as mudas desenvolverão raízes em solo úmido. Lembre-se que o jasmim cresce rápido e, de vez em quando, é necessário podá-lo para favorecer a ramificação.
Jasmim não floresce?
Se você está esperando ansiosamente que flores brancas perfumem sua casa, mas o jasmim se recusa a florescer, pode haver vários motivos. Um deles pode ser a posição inadequada na casa. Jasmine precisa de circulação de ar e muita luz. Tente fornecer luz adicional com uma lâmpada de luz natural. Outras causas podem incluir o replantio em um vaso muito grande, retardando o processo de enraizamento. Não se esqueça de fertilizar ocasionalmente com fertilizante específico para plantas de interior em fase de floração.
Quais são suas dicas para cultivar jasmim?