A chegada da primavera é acompanhada pelo florescimento das tão queridas tulipas, que iluminam não só o seu interior, mas também o exterior. Mas o que fazer com as tulipas depois de florescerem?
Oferecemos algumas dicas sobre como cuidar deles para que você possa aproveitá-los por muitos anos.
Depois que a tulipa floresce, a missão do bulbo para o ano em curso está cumprida. A planta precisa de uma boa manutenção para poder formar novos bulbos e florescer na próxima safra.
UNSPLASH
A vida da tulipa após a floração
Quando a tulipa florescer, não se apresse em cortar as folhas, pois isso prejudicará o crescimento do bulbo. Comece cortando o caule para que o bulbo da tulipa não queime. Regue moderadamente por algumas semanas.
Aplique um fertilizante rico em substâncias minerais. As tulipas só devem ser podadas quando todas as folhas ficarem amarelas e secas.
Quando e como extrair e armazenar bulbos de tulipas?
As tulipas devem ser desenterradas todos os anos depois que as folhas ficam amarelas, a parte aérea da planta murcha e o bulbo se forma.
Comece com um teste de escavação de 2 a 3 lâmpadas. Se tiverem escamas marrons e raízes bem formadas, você poderá desenterrar o resto.
É aconselhável inserir a pá o mais fundo possível para evitar danos ao bulbo. Se a lâmpada estiver podre, descarte-a. Bulbos saudáveis devem ser tratados com uma solução de permanganato de potássio a 5% e secar.
Transfira as tulipas para uma caixa perfurada e guarde-as em local fresco, escuro e com boa ventilação. Nas primeiras semanas, a temperatura ambiente deve ficar em torno de 23 graus. Depois disso, a temperatura de armazenamento deve ser reduzida para 20 graus e alguns dias antes do plantio para 17 graus.
Quando e como plantar tulipas?
É melhor plantar tulipas quando a temperatura média diária do ar cair para 7 graus. É importante que os bulbos tenham tempo de enraizar antes das primeiras geadas, evitando assim ataques de fungos ou parasitas.
Algumas semanas antes do plantio, prepare o solo: aplique um fertilizante mineral, vire e enxágue.
Antes de plantar bulbos, verifique-os cuidadosamente. Em seguida, trate-os novamente com permanganato de potássio e plante-os com três bulbos de profundidade. Mantenha uma distância de 10-15 cm entre os bulbos, quanto maior for o espaço que você tiver, maior será o crescimento.
Agora você sabe o que fazer com as tulipas após a floração, para que floresçam lindamente novamente na próxima primavera. Crie lindos e coloridos canteiros de tulipas. Desejamos-lhe muita sorte!