O manjericão é uma das plantas aromáticas mais utilizadas na cozinha. O manjericão é simples de cultivar, porém quando você compra uma planta no supermercado, ela quase sempre morre depois de algumas semanas , às vezes depois de alguns dias.
As plantas de manjericão requerem cerca de 8 horas de luz solar por dia, solo bem drenado e espaço suficiente para permitir a circulação de ar. No entanto, estes tratamentos básicos podem não ser suficientes para uma planta comprada em loja.
A principal razão pela qual esses tipos de plantas morrem logo após serem trazidas para casa é devido ao repentino choque ambiental e térmico . No supermercado as plantas ficam expostas a pouca luz artificial e temperatura controlada. Em casa, porém, fica exposto à luz natural.
As causas, na realidade, podem ser múltiplas e a seguir listamos todas elas, bem como as soluções para garantir que o seu manjericão dure o máximo possível.
Murcha de plantas de Fusarium
Este tipo de doença fúngica que afeta as plantas de manjericão causa crescimento atrofiado, amarelecimento e queda das folhas. Os primeiros sintomas do problema são crescimento lento e queda de folhas.
Infelizmente encontrar uma solução para o fusarium é quase impossível e é sempre melhor começar do zero, com uma planta nova, desinfetando tanto o vaso como toda a área onde a planta foi colocada.
A melhor arma contra a murcha de Fusarium é a prevenção. Evite a estagnação da água e regue o solo sem molhar as folhas.
Podridão da raiz
Esta é outra razão importante pela qual as plantas de manjericão deixam de viver. Esta doença é transmitida pela água, portanto causada por irrigação inadequada ou solo mal drenado. Deixe o solo secar entre as regas.
Se o manjericão estiver em vaso, certifique-se de que a planta drene bem após regar.
Mancha foliar
Se o seu manjericão começar a murchar e você notar manchas marrons nas folhas, é provável que seja uma doença fúngica que faz parte do conjunto de doenças chamada “mancha foliar”.
A primeira coisa a fazer é retirar as folhas doentes. Para prevenir doenças, regue a base da planta e nunca borrife água nas folhas. Se a doença ainda não estiver em estágio avançado, a planta se recuperará com esta simples medida.
Outra dica para fazer o alecrim durar muito
Abaixo oferecemos um vídeo muito interessante que contém conselhos muito úteis para fazer o manjericão durar mais.
Não só isso, o método também nos permite fazer o nosso próprio