O que fazer quando o radiador só esquenta? Existem várias soluções para resolver o problema, mas quais são elas? Fica a dica para aquecer bem a casa e fazer o radiador funcionar!
Quando você tem o problema de um radiador que só funciona até a metade do banheiro, não há necessidade de chamar um técnico especializado e gastar muito dinheiro. Existe uma solução que permite resolver o problema e sem gastar dinheiro.
Como sabe o aquecimento central precisa de manutenção e talvez não tenha feito algo realmente essencial, então existe uma avaria.
Vamos descobrir como resolver o problema do radiador avariado , que aquece a meio, e vamos começar por fornecer aquecimento central para toda a casa sem ter de contratar um técnico!
Função de um radiador no sistema de aquecimento
O funcionamento do aquecimento central deve-se à circulação de água pelas tubagens e radiadores instalados, necessária para transportar o calor por toda a casa.
É precisamente o líquido que a caldeira previamente levou a uma temperatura elevada que fornece o calor. Se algo estiver errado no radiador, a circulação do líquido em seu interior pode parar e o calor não é distribuído por todo o ambiente.
Um mau funcionamento que pode ocorrer é o da válvula localizada acima ou abaixo do radiador que deve, portanto, ser sangrada. É assim que.
Como consertar um radiador semi-aquecido
Para reparar um radiador semi-aquecido é necessário ter uma chave de sangria , que em alguns casos você encontra perto da caldeira, guardada em uma caixa. A chave de sangramento parece uma chave clássica ou usada para dar corda em relógios.
Se não conseguir encontrar, você pode comprá-lo barato em uma loja de materiais de construção. Alternativamente, uma chave de fenda pode ser suficiente para fixar o radiador . De qualquer forma, aqui está o que você precisa fazer com a chave de sangria para consertar o radiador:
- Leve a chave de sangria até o local da válvula de pressão
- Insira a chave na extremidade quadrada da válvula do radiador
- Você sentirá o ar vazando, o que significa que há sangramento
- Quando a água começar a fluir, gire a chave na direção oposta
Neste ponto você concluiu a operação . Recoloque a tampa protetora da válvula de pressão do radiador, geralmente feita de plástico. A tampa serve para proteger a válvula do radiador, elemento de fundamental importância. Além do radiador, outros elementos do aquecimento central também podem precisar de sangria.
Quando sangrar o radiador
Geralmente, a purga deve ser realizada no outono, antes do comissionamento do sistema de aquecimento. No entanto, também pode ser feito no inverno, mas de preferência quando o tempo está bom, para poder desligar a caldeira antes de ir trabalhar.
Depois que o sistema esfriar completamente, você poderá sangrá-lo com segurança e depois reiniciar o sistema em baixa temperatura, reduzindo assim o consumo de combustível, uma vez que não sobrecarregue o sistema.
Não se esqueça de verificar os medidores da caldeira para ter certeza de que não há vazamentos. Pode ser necessário adicionar água ao sistema de aquecimento, por isso utilize água desmineralizada para evitar a acumulação de calcário no sistema.
Quando verificar os radiadores
Além da ventilação, os radiadores também precisam ser limpos regularmente para remover poeira e sujeira que impedem a propagação uniforme do calor.
Se os radiadores estiverem sujos, a caldeira tem que trabalhar mais para atingir a temperatura desejada e, portanto, o funcionamento não é totalmente eficiente. Por fim, lembre-se que os radiadores nunca devem ser cobertos, principalmente se colocados sob janelas.
Caso contrário, o calor não se espalhará bem e poderá formar-se condensação na janela. Você deve ter entendido, você mesmo pode cuidar da sangria dos radiadores e não há necessidade de recorrer a um especialista porque é uma operação muito simples de realizar!