Orquídea com raízes secas? Não jogue isso fora! Veja como salvá-la!

Orquídea com raízes secas? Não jogue isso fora! Veja como salvá-la!

Você é um amante das flores e tem uma orquídea com problemas de desidratação e as raízes estão apodrecendo? É bem dito que a planta deve morrer. Na verdade, existe uma maneira de salvá-lo e restaurá-lo à sua antiga glória. Primeiro você precisa avaliar como são as folhas da sua orquídea: elas parecem levemente enrugadas e são macias ao toque? Então eles estão com problemas e precisam correr para se proteger.

Orquídea com raízes secas? Não jogue isso fora! Veja como salvá-la!

Verifique também as raízes que estão sob o solo da orquídea, se estiverem podres ou totalmente secas, é sinal de que a planta não está se alimentando adequadamente e corre o risco de morrer. Mas a última palavra ainda não foi dita. Aliás, saiba que é possível salvá-lo submetendo-o à hidroterapia. Do que se trata ? Primeiro, remova a planta completamente do solo.

Em seguida, retire as raízes que estão podres e não dão mais nada à planta. Em seguida, verifique se a orquídea ainda possui raízes carnudas, necessárias para sua reabilitação. Agora pegue um copo tipo xícara com cerca de 10-15 cm de altura e molhe as raízes da planta ao longo do dia, retirando-as à noite, dando assim a chance da orquídea se hidratar sem apodrecer.

Faça esse processo por uma semana inteira, após o que você notará que as folhas de sua orquídea estão revitalizadas. Agora é a hora de colocá-lo de volta no pote. Recomenda-se, para continuar com a correta hidratação da planta, obter argila expandida para colocar no pires, necessária para continuar com a hidroterapia.

Agora pegue o vaso e coloque um pouco de terra nele. Insira a orquídea e cubra todas as raízes com mais terra. Tente manter a planta ereta durante o transplante para dar uma aparência mais vigorosa. Também serve para permitir que a planta absorva a água de suas raízes da melhor maneira.

Para ter orquídeas esplêndidas, é aconselhável usar água desmineralizada ou obtida da coleta de água da chuva, pois são desprovidas de certos elementos que podem danificar a flor e a planta.