Orquídea, folhas amarelas – descubra este remédio
A orquídea é uma flor preciosa, símbolo da paixão, se nos é dada costuma ter um significado muito forte, além disso é também uma planta muito delicada e, se queremos que dure ao longo do tempo em todo o seu esplendor, devemos aprender a cuidar dela da forma correta.
Orquídea, folhas amarelas: vamos aprender a observá-la
Quando se quer cuidar de uma planta, é muito importante aprender a observá-la de perto, para perceber imediatamente o aparecimento de qualquer problema. Uma orquídea saudável tem folhas encorpadas e brilhantes, a flor é ereta e bem aberta, desde que a vejamos assim não precisamos nos preocupar.
Lençóis amarelos
Se notarmos que algumas folhas estão perdendo sua bela cor verde e estão começando a amarelar, é melhor correr para se esconder imediatamente, também porque essa característica pode ser um sintoma de vários problemas, se não adivinharmos imediatamente qual é o correto, capturado a tempo, podemos salvá-lo com várias tentativas, caso contrário, ele pode morrer antes de entendermos o que é.
amarelo e preto
Se as folhas estiverem amarelas, mas com manchas pretas, provavelmente estamos regando demais a nossa orquídea. O remédio para esse problema é transplantar a orquídea com terra seca e a partir daí diminuir a quantidade de água que demos até aquele momento, para nos regularmos. Antes de regar, esperamos a terra secar enfiando o dedo dentro do vaso (muitas vezes a parte da superfície do solo seca, mas dentro do vaso ainda está úmido).
Nessa hora, se tivermos medo de colocar muita água de qualquer maneira, podemos submergir o vaso em um recipiente com 3,4 cm de água e deixar a orquídea de molho por uma hora, para que absorva apenas o que precisa.
Se realmente não queremos transplantar tudo e o problema está apenas começando, podemos tentar colocar folhas de papel de cozinha no solo e deixá-las absorver o excesso de água, mas se a situação não melhorar em alguns dias, seremos forçados a trocar o solo e o vaso.
amarelo amarelo
Se as folhas estiverem amareladas e secas, o problema pode ser exposição excessiva ao sol ou correntes de ar, as plantas precisam de luz e ar, mas a orquídea não deve pegá-las diretamente, então vamos tentar mover nosso amiguinho verde para um local bem iluminado. e arejado, mas não exposto diretamente à luz ou ao vento.
Outra possibilidade de folhas amareladas e secas pode ser a baixa umidade do ar, que deve ficar em torno de 40% para a orquídea se sentir bem.Também neste caso, a solução é retirá-la de onde está e colocá-la em um local mais úmido.
amarelo com furos
Se, ao observar a nossa orquídea, notarmos que além de amareladas, as folhas também apresentam pequenos buracos, a causa mais provável é uma infestação de ácaros vermelhos, neste caso também devemos ver alguns, o remédio caseiro para eliminá-los é bastante simples, basta ferver um par de dentes de alho em meio litro de água, deixar arrefecer a solução, colocar num vaporizador e borrifar a mistura nas folhas a cada 3/4 dias até que a situação se normalize.
amarelo não homogêneo
Se a cor das folhas da nossa orquídea for um amarelo manchado, quase certamente é culpa da cochonilha (um parasita), para eliminá-la, basta dissolver um punhado de flocos de sabão de Marselha em um litro de água e borrifar a cada 2/3 dias na planta.
amarelo não identificado
Se nossas plantas têm folhas amarelas, mas não as identificamos em nenhuma das categorias anteriores, podemos estar com deficiência de potássio; nesse caso, basta usar um fertilizante rico nesse elemento para resolver a situação ou, se já pretendemos trocar o vaso, substituímos diretamente o solo por um rico em potássio.