A orquídea é uma das plantas mais bonitas que existem, aliás não existe casa que não tenha pelo menos uma. Flores e plantas são uma verdadeira paixão, pois com um pouco de cor e brilho podem dar um toque exclusivo ao ambiente em que você vive.
Nem todas as flores são fáceis de cultivar, até as orquídeas são particulares porque algumas variedades requerem cuidados exclusivos que quem tem o polegar preto não consegue suportar.
No entanto, existe uma maneira que permite que eles se tornem exuberantes em muito pouco tempo . Esse método tem a ver, por mais absurdo que pareça, com o vaso. É um truque que resolve qualquer problema mesmo para quem não tem jeito verde porque pode ser colocado em prática sem esforço e sabe-se lá quais dificuldades.
Como cuidar da orquídea de forma simples e prática
Todos nós, pelo menos uma vez na vida, recebemos uma orquídea de presente, vimos ela crescer e prosperar e depois secar repentinamente, obrigando-nos com grande pesar a jogá-la fora. Quanto mais crescem, mais bonitas ficam as orquídeas. Mantê-los nestas condições será certamente difícil, mas não impossível.
Basta seguir estas regras simples para garantir que a planta se torne eterna. A primeira regra, que na verdade se aplica não apenas às orquídeas, mas a todas as plantas, é recriar o ambiente natural. Em particular, as orquídeas vêm das áreas tropicais da América Central do Sul e do Sudeste Asiático, portanto crescem nos galhos das árvores, em um ambiente úmido, bastante quente e com muita luz indireta que é filtrada pelas folhas do próprias árvores. .
Expor a orquídea ao sol significa correr o risco de queimar tanto as folhas como as pétalas, por isso se tiver um espaço exterior no verão pode colocá-la ao ar livre, escolhendo uma zona igualmente luminosa mas ao mesmo tempo abrigada, sem a expor. diretamente aos raios do sol. No inverno, porém, recomenda-se uma posição iluminada porque requer muita luz.
Como ter uma orquídea próspera em qualquer época do ano, aqui está o segredo
A orquídea floresce várias vezes ao ano, a primeira floração ocorre no verão, a segunda em dezembro. Para garantir que fique fresco e exuberante, basta escolher o vaso ideal. Pode parecer um absurdo, mas existem vasos só para orquídeas chamados de vasos de orquídeas. Esses vasos são abertos, possuem uma base que retém a água e palitos onde são inseridas as raízes e a terra.
O material é o policarbonato, que é transparente e permite a passagem da luz sem problemas, tornando as condições de vida da planta o mais semelhante possível às naturais. A rega deve ser feita apenas na panela. Lembre-se que não só no caso das orquídeas, mas em geral para todas as plantas, a água estagnada é letal, por isso não exagere.
De quanta água uma planta precisa para viver e sobreviver?
Quanto à quantidade de água, normalmente você precisa de um pouco de água a cada 7 a 10 dias. Antes de mais nada, porém, é preciso entender se a planta precisa ser regada ou não. Para fazer isso, basta verificar as raízes. No caso dos vasos de orquídeas demora muito pouco e não é nada difícil porque estão à mão.
Se as raízes forem verdes então a planta não precisa de água, mas se ficarem cinzentas ou brancas então sim. As folhas devem ser borrifadas a cada 10 dias, mas se chover e a orquídea não sair de jeito nenhum, deixe-a onde está porque assim ela receberá a umidade necessária para sobreviver.
Quanto tempo vive em média uma orquídea e quais condições são necessárias?
A orquídea costuma ser considerada uma planta eterna, pois pode viver 100 anos ou mais. Você só precisa cuidar bem dele. Em particular , deve-se ter cuidado para não deixá-lo apodrecer, por isso é fundamental regá-lo corretamente, sem exagerar nas quantidades ou limitar-se muito, ou continuar a usar métodos inadequados.
Se quiser deixar a orquídea no apartamento , é aconselhável colocá-la ao sul ou ao leste, possivelmente atrás de uma cortina, para evitar que os raios solares a atinjam diretamente. Da mesma forma, erra-se quem pensa que é necessário mantê-lo afastado do sol porque, pelo contrário, ele precisa.