Quem não gostaria de centenas de orquídeas, lindas e elegantes plantas com flores em sua sala? Mas acima de tudo, quem poderia fazê-los viver muito?
Porque isso é o mais difícil: fazê-los florescer o maior tempo possível e produzir novos botões.
As orquídeas são as plantas com flores mais populares e favoritas. Estão disponíveis em cores vivas e exóticas e agregam classe e personalidade ao ambiente em que estão inseridos.
É uma planta perene tropical destinada a florescer e florescer novamente, mas necessita de cuidados adequados.
Muitos apreciam e se desesperam quando as folhas começam a perder o brilho e a planta começa a murchar. Mas não perca a esperança: orquídeas podem florescer, basta saber como! Nas páginas a seguir você verá como cuidar de uma orquídea com 10 dicas simples e eficazes (mesmo para quem infelizmente não tem o dedo verde!):
1) Água e fertilizante nas doses certas
O conselho certo. Para que as orquídeas voltem a florescer, é necessário dar-lhes fertilizante líquido a cada duas semanas. Deve ser rico em fósforo e potássio. Além disso, durante o período de floração é necessário suspender o uso de fertilizantes e reduzir as regas das orquídeas.
2) Regue as orquídeas
Falando em água, os especialistas recomendam uma técnica que envolve a imersão do recipiente em banho-maria. Certifique-se de que haja buracos no fundo do vaso e deixe a planta de molho na água quente por cerca de meia hora. Em seguida, esvazie-o e coloque-o de volta. Repita o procedimento a cada 10 dias.
3) Coloque as orquídeas sob luz
A luz solar do outono é necessária para que as orquídeas floresçam novamente. Os raios nesse período não são quentes o suficiente para queimar as folhas da planta, mas fornecem toda a luz necessária. Por isso, coloque as plantas a pleno sol, mesmo fora de casa.
4) Crie um choque térmico e evite fontes de calor
Ao contrário da crença popular, uma mudança brusca de temperatura não matará a orquídea. Fará com que floresça novamente, estimulando a formação de novos caules. Desde o início do outono, quando a temperatura diurna chega a 15 graus, leve orquídeas para a varanda o dia todo. Em seguida, pegue-os em casa à noite. Repita esse processo por cerca de 2 semanas.
5) Preste atenção à temperatura ambiente
Não se esqueça de colocar orquídeas perto de fontes de calor também. Devem ser colocados longe de radiadores ou lareiras. Por fim, se a temperatura da sua casa ultrapassar os 20 graus, é recomendado manter as orquídeas em um ambiente mais fresco, como em escadas ou em prateleiras próximas às janelas.
6) Época de poda: como fazer da maneira correta
A poda de uma determinada maneira pode ajudar a orquídea a produzir novos botões com mais facilidade e rapidez. Simplesmente encurte o caule cortando-o com uma tesoura simples ou tesoura até pelo menos 1 cm acima do “nó” mais alto (ou seja, dos pontos mais baixos ao longo do caule).
7) Limpe as folhas
Pode parecer trivial, mas as orquídeas são plantas delicadas e devem ser tratadas com cuidado. Limpe cuidadosamente as folhas com um pano contendo água destilada comum e algumas gotas de vinagre ou limão. Alguns até recomendam o uso de bolas de algodão embebidas em leite e água.
8) Escolha do vaso
Escolher o vaso certo ajudará a manter o florescimento de nossas orquídeas. Tente conseguir um vaso resistente e transparente para dar à planta acesso total à luz. Além disso, é melhor ter parede dupla para manter a temperatura mais estável e evitar mudanças de temperatura.
9) A importância da umidade
A maioria das orquídeas cultivadas em ambientes fechados são de origem tropical, por isso se adaptaram ao clima quente e úmido dos trópicos. É portanto aconselhável garantir às nossas orquídeas um elevado nível de humidade ambiental: por isso é recomendável pulverizar frequentemente as folhas das orquídeas com água desmineralizada. Durante o calor do verão, a umidade no apartamento costuma ser baixa; podemos resolver esse problema colocando um umidificador próximo às orquídeas.
10) Preste atenção na cor das folhas
As folhas da orquídea devem ser verificadas com frequência: se ficarem amareladas ou manchadas, a planta está exposta a muito sol. Se, porém, ficarem com uma cor verde muito escura, é necessário aumentar a luz da orquídea, que é insuficiente.