Junto com luminárias, vasos, velas e outras peças de design , também costumamos usar plantas de interior para mobiliar nossa casa. Entre estes encontramos os tipos “todas as folhas”, perfeitos para recriar um relaxante ambiente tropical, e os florais, que nos dão uma obra de arte em 3D.
A lista destas últimas vê a orquídea brilhar primeiro, pela sua beleza singular e pela sua difusão. Aliás, todo mundo quer, todo mundo procura e no final coloca naquele cantinho que faltava enfeite.
Apesar disso, jardineiro ou não, cultivá-las não seria fácil, pois as orquídeas teriam um manual de cuidados repleto de indicações e preferências. Neste período, por exemplo, podem ter perdido todas as flores que requerem manutenção cuidadosa para crescimento vegetativo e reflorescimento .
Portanto, não seria especialmente difícil vê-los murchar, apodrecer e secar. Seu destino pode parecer já escrito para nós, mas graças ao truque que vamos descobrir no artigo de hoje, a morte ainda pode ser uma fase distante.
Para salvar uma orquídea podre, seca ou sem raízes e fazê-la se recuperar rapidamente, esse truque de custo zero seria suficiente
Se a vida de nossa orquídea parece estar por um fio, não devemos jogar a toalha imediatamente. Na verdade, poderíamos tentar reanimá-lo com um truque ideal quando suas raízes estiverem completamente podres, secas ou mesmo sem raízes.
Tudo o que precisamos seria uma garrafa de plástico vazia, como água, junto com:
- tesoura;
- meio copo de vinagre de maçã;
- água a gosto
Método
A primeira coisa a fazer seria extrair nossa orquídea do pote e retirá-la da terra. Então, onde eles estavam presentes, devemos cortar todas as raízes secas ou podres. Ao fazer isso, um pequeno pedaço de caule deve permanecer sob as folhas.
É exatamente isso que devemos borrifar com uma mistura de água e vinagre de maçã, considerado um bom hormônio de enraizamento, ideal para o desenvolvimento rápido de novas raízes.
Terminada esta operação, passemos à garrafa que devemos transformar em garrafa humidificadora. Esta, juntamente com a água, seria capaz de gerar umidade ao redor da planta, considerada elemento natural fundamental para o nascimento de novas raízes e plena recuperação.
Para isso, corte o gargalo da garrafa com uma tesoura, retire a tampa e insira-a, sem virar de cabeça para baixo, dentro da garrafa. Sempre colocamos a orquídea dentro do frasco, tomando cuidado para não quebrar as folhas e cuidando para que o pequeno caule fique alojado dentro da abertura onde a tampa é rosqueada.
Por fim, adicionamos um pouco de água, tomando cuidado para não molhar o colo da planta e parando logo abaixo do caule. Então, para salvar uma orquídea podre, seca ou sem raízes de volta à vida, vamos tentar esta brecha barata e acessível.