As grelhas e frigideiras incrustadas não precisam de ser esfregadas – há uma forma muito mais fácil de as fazer brilhar novamente.
Muitas vezes, complicamos desnecessariamente a rotina de limpeza da nossa casa. Quando se trata de limpar o forno e tudo o que lá está, entramos em pânico: As incrustações de alimentos estão por todo o lado e são muitas. A remoção de incrustações pode ser muito complicada se não seguirmos um método preciso. Esfregar tudo é uma perda de tempo e de energia, sobretudo se os resíduos forem muito antigos. Se as incrustações forem particularmente antigas, é como se estivessem irrevogavelmente coladas umas às outras.
O forno atinge temperaturas tão elevadas que os resíduos de alimentos carbonizam e é quase impossível deitá-los fora. No que diz respeito às grelhas e aos tabuleiros do forno, existe um método infalível para soltar qualquer sujidade, mesmo a mais persistente. Não há necessidade de esfregar durante minutos e depois desistir: Há uma forma que não requer qualquer esforço. Saiba como o fazer aqui .
Tabuleiros e grelhas incrustados: Como os limpar?
Apesar da diligência e da consistência na limpeza da casa, a acumulação de sujidade e de incrustações no forno é inevitável. O forno é um daqueles aparelhos que não se consegue manter limpo.
Cada vez que preparamos pratos nele, eles sujam o grelhador ou a frigideira. Uma acção imediata é quase impossível: teríamos de colocar as mãos e um pano no forno quente, o que não é realmente uma boa ideia. É preciso esperar que o forno arrefeça, mas será de certeza demasiado tarde.
Com o método que lhe vamos revelar, já não tem de se preocupar com quaisquer resíduos, porque com um simples movimento do pulso, eles desaparecem como por magia. A base deste método é a utilização de água a ferver e dos agentes de limpeza adequados . O objectivo é amolecer e dissolver as incrustações carbonizadas. A seguir, explicamos todos os passos necessários.
A forma mais eficaz de remover a sujidade persistente
Como já foi referido, este método baseia-se na utilização de água a ferver e do detergente adequado para amolecer e remover as incrustações.
O primeiro passo é, portanto, encher o lava-loiça da cozinha com água muito fervente. Se o seu lava-loiça for mais pequeno do que os tabuleiros e as prateleiras, pode utilizar a banheira. Ferva bastante água e mergulhe nela as grelhas e os tabuleiros que se encontram em mau estado. Em seguida, adicione duas pastilhas de lavar louça, que se dissolverão automaticamente e libertarão todo o produto.
A combinação de água a ferver e pastilhas para a máquina de lavar louça é infalível, mas o segredo é deixá-los de molho durante, pelo menos, três horas seguidas.
Em três horas, as incrustações estão muito amolecidas e dissolvem-se praticamente sozinhas. No entanto, se houver resíduos particularmente teimosos, basta ajudá-los com uma esponja ou palha de aço. Depois de ter enxaguado tudo, não vai acreditar nos seus olhos : este método também dá uma nova vida a panelas e grelhadores velhos e estragados, incrustados.