É uma pena esquecer as plantas verdes durante a limpeza! Eles servem para fins decorativos em ambientes fechados ou na varanda, mas seu verde brilhante rapidamente fica manchado pela camada de poeira que se acumula. E você não precisa ter um dedo verde ou ser um especialista em jardinagem para entender que isso pode prejudicar o florescimento de uma planta de casa. Na verdade, essa poeira prejudica a vitalidade das plantas e o processo de fotossíntese, diminuindo um pouco a exposição direta ao sol. Além disso, suas coloridas plantas de purificação terão menos oportunidades de melhorar a qualidade do ar! Então, que outras soluções rápidas e fáceis temos para nos livrar do pó das plantas?
Limpar cada folha com um pano umedecido com água não calcária pode ser adequado para plantas domésticas de folhas grandes e fáceis de cuidar (palmeiras, etc.). No entanto, é impensável para um cacto florido ou suculento, para uma planta verde com folhagem lanosa ou para plantas com flores. E nem falemos de plantas com centenas de pequenas folhas provenientes de folhagens persistentes ou dos seus numerosos caules floridos (ficus, mandioca, bonsai, hera, begônia, samambaia, filodendro, poinsétia, dracaena, orquídeas…)! Aqui estão todas as dicas da avó que você precisa saber sobre folhas sujas em suas plantas.
Resumo
1) Use a chuva para tirar a poeira das plantas
Se você levar suas plantas para fora em um dia de chuva, a natureza cuidará da rega sozinha! Tenha cuidado, estamos falando de levar plantas de casa para fora apenas em caso de chuva fraca… uma tempestade pode afogá-las e danificar sua folhagem. Se algumas plantas não toleram o sol, não as deixe muito tempo no jardim ou na varanda antes de colocá-las de volta no lugar. Além disso, temperaturas abaixo de 18°C podem ser prejudiciais às suas plantas.
2) Ligue o chuveiro para limpar a poeira das plantas
No outono ou inverno, você pode sentir que está muito frio e as chuvas são muito fortes para arriscar expor suas plantas ao ar livre. Portanto opte por um banho para obter o mesmo efeito. Certifique-se de que o jato não seja muito forte e que a água esteja em temperatura ambiente.
Para plantas que não toleram bem o excesso de umidade, plantas com flores ou plantas suculentas ou carnívoras de difícil limpeza, use secador de cabelo ou escova!
3) Cerveja, o ingrediente incomum para libertar as plantas do pó
Uma vez por mês, no máximo, use um pano macio ou algodão embebido em cerveja para limpar o pó (é proibido regar). Isso evita que a poeira retorne muito rapidamente enquanto revitaliza a planta. Recomendamos fazer esta limpeza no meio da manhã. Sua planta ficará feliz! Sem cerveja em casa? Substitua por algumas gotas de azeite num pano macio e húmido! Isso os fará brilhar e os protegerá de pragas para uma bela planta sem cochonilhas, ácaros vermelhos ou pulgões.
4) Liberte as plantas do pó com bicarbonato de sódio
Você sabe como ele é versátil, então por que não usá-lo também para isso? Na verdade, é um detergente eficaz e fácil de preparar: basta adicionar uma colher de chá de bicarbonato a um litro de água e usar um pano limpo embebido nesta solução para retirar o pó. Atenção, água com bicarbonato não é recomendada para irrigação.
Pense também em pedir conselhos sobre a limpeza adequada de seus viveiros na hora de comprar plantas!