Poinsétia: 3 dicas para fazê-la viver bem e por muito tempo (sem deixá-la morrer)

A Poinsétia, ou Flor da Páscoa, é a planta emblemática das festas de dezembro mas é importante cuidar bem dela, para que dure o máximo possívelA 

poinsétia  , ou poinsétia, é a planta emblemática das festas de dezembro, mas é importante cuidar bem dela, para que dure o máximo possível. Muitos o doam e muitos outros o recebem, não é insidioso, mas para que dure muito tempo é muito necessário conhecer todos os seus aspectos e segredos.

Para mantê-la bonita depois  do Natal  , basta seguir o conselho da  Stars for Europe  , uma iniciativa de marketing fundada por produtores europeus de poinsétia. Aqui estão os 3 movimentos fundamentais para uma noite de Natal robusta e bonita.

Certifique-se de que a planta esteja em boas condições.

Se uma planta não é boa para começar, há muito pouco que pode ser feito. Ao comprar a noite de Natal, para si ou para presente, deve sempre certificar-se de que se encontra dentro da loja e em local protegido de correntes de ar e frio.

Temperaturas abaixo de 12 graus causam danos que, embora não sejam visíveis no início, podem fazer com que a poinsétia perca suas folhas quando for transportada para casa. A embalagem também é importante, que deve ser precisa para um transporte seguro.  

Escolhendo a acomodação ideal em casa

Cada planta precisa de uma dose de luz, mais ou menos intensa. Para ter uma bela floração, a poinsétia precisa de um local quente e iluminado e bem protegido de correntes de ar, como o parapeito de uma janela. A temperatura ambiente ideal deve estar entre 15 e 22 graus.

Preste atenção às correntes de ar: antes de abrir a janela para ventilar o ambiente, lembre-se de mover a planta para um canto abrigado para evitar danos permanentes.

Dê a quantidade certa de água

A poinsétia não precisa de muita água. É importante que suas raízes não estejam nem muito secas nem muito molhadas.

Para regá-la, é necessário despejar um pouco de água em temperatura ambiente com moderação a cada dois ou três dias. Nunca dê à planta mais água do que o solo pode absorver e remova o excesso de água na panela ou pires no máximo 15 minutos após a rega. Uma overdose de água pode causar problemas de encharcamento, o que causaria o apodrecimento do sistema radicular.