Saber mais sobre a linguagem corporal do seu gato o ajudará a entender melhor algumas das coisas que ele está tentando expressar e também a responder melhor às necessidades dele. Confira o felino arqueando as costas na frente de um cachorro.
Cães e gatos nem sempre se dão bem. Na mesma casa eles podem se acostumar com a presença um do outro. Exceto que as duas raças têm hábitos fundamentalmente diferentes. Se um cachorro e um gato que não se conhecem se encontram na rua, o felino pode se comportar de forma curiosa.
Diferenças entre cães e gatos
No entanto, cães e gatos têm algo em comum. Ambos têm boa audição e bom olfato, além de excelente visão. Só que parece que o gato tem sentidos um pouco mais desenvolvidos que o cachorro. O cachorro cresceu com o homem, muito antes do gato. Acredita-se que o cão esteja com os humanos há mais de 30.000 anos, enquanto o gato foi domesticado há aproximadamente 10.000 anos.
A rivalidade entre o gato e o cachorro é provavelmente ancestral. A principal diferença é que o cão é um animal de carga, enquanto o gato é mais solitário.
Como cães e gatos caçam?
Essa diferença também se manifesta nos lares. Portanto, é difícil dar ordens a um gato, porque a sua natureza independente o impede de obedecer. O cachorro, por outro lado, é muito mais fácil de domesticar. Sua natureza o leva a uma maior compreensão do homem.
Outra coisa em comum entre cães e gatos é que ambos são caçadores. A espécie canina prefere caçar em matilhas, com outras pessoas. O felino, porém, procura sozinho sua presa. Caçar este último é mais difícil e requer táticas diferentes. O cão caça em matilha e o seu método é, portanto, mais o do cerco, sob o comando do líder.
Muitos imaginam que o gato arqueia as costas por medo, mas poucos sabem realmente por que um gato tem esse comportamento quando encontra um cachorro.
Quando o gato e o cachorro se veem pela primeira vez, o instinto entra em ação. O gato vê que o cachorro é maior. O que os gatos evitam fazer, mas nem sempre, é fugir. Eles sabem que, ao fugir, tornam-se automaticamente a presa do cão.
Se o encontro for repentino, você poderá ver o gato arquear as costas. Este é um comportamento defensivo, mas também um pouco medroso. Há outra razão pela qual o gato arqueia as costas. Quando o cachorro for mais velho, tente parecer maior para assustá-lo. Para aumentar seu tamanho, muitas vezes levanta o pelo e fica em pé.
Você deve ter entendido: o gato, para demonstrar que também é um animal a ser temido, tenta aumentar de tamanho. Se o cão se aproximar e tentar atacá-lo, o gato se erguerá nas duas patas traseiras à sua frente. Suas patas dianteiras, com garras para fora, vão diretamente para o nariz do cachorro, uma área muito sensível do cão. Esse gesto muitas vezes consegue assustá-lo.