O bicarbonato de sódio é um produto natural, conhecido pelos seus inúmeros benefícios. Este produto passepartout possui propriedades higienizantes, de limpeza, desodorizantes e desincrustantes. É também muito apreciado na manutenção da casa e da roupa, mas não só. Também é benéfico para as plantas. Dito isso, descubra o que acontece se você adicionar uma colher de chá desse produto natural às suas plantas.
Qual é a vantagem de usar bicarbonato de sódio para as plantas?
Para cuidar das plantas do jardim ou pomar você pode usar o bicarbonato de diversas maneiras.
- Bicarbonato de sódio para repelir lesmas
Os caracóis são gastrópodes que destroem as colheitas e danificam as plantas. Para mantê-los afastados, basta espalhar bicarbonato de sódio em torno das plantas propensas a ataques de lesmas.
- Bicarbonato de sódio como fungicida natural
O bicarbonato de sódio traz vários benefícios para as plantas. Pode ser usado como fungicida natural para proteger as plantas de doenças criptogâmicas causadas por fungos. Você pode usá-lo contra o míldio ou oídio, que ataca algumas plantas, como o tomate. Para fazer isso, misture 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em 1 litro de água e, em seguida, adicione 1 colher de chá de sabão de Castela ou sabão preto. Pulverize a solução nas suas plantas assim que elas forem plantadas. Repita a operação uma vez por semana durante dois meses. Você também pode diluir 4 colheres de sopa de bicarbonato em 3 litros de água e borrifar a solução em rosas e árvores frutíferas sujeitas a ataques de fungos. Você também deve saber que é aconselhável borrifar a solução na área sob a flor para não danificar as flores. Você também não deve ingerir muito bicarbonato de sódio, pois isso pode causar deficiências de cálcio ou magnésio. Portanto, pode ser fitotóxico.
O bicarbonato de sódio é eficaz na eliminação de pragas e parasitas que atacam as plantas. Portanto, pode ser usado como pesticida natural. Para fazer isso, basta diluir 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio em 1 litro de água e borrifar a solução no solo da planta.
Você também pode misturar 1 colher de chá de bicarbonato de sódio com 1/3 xícara de azeite. Se você infestou plantas, misture 2 colheres de chá deste pesticida com 1 xícara de água e borrife a solução no solo de suas plantas.
Para controlar pulgões e cochonilhas você pode diluir entre 10 e 20 gramas de bicarbonato de sódio em um litro de água destilada e adicionar 3 colheres de sopa de óleo à solução.
- Bicarbonato de sódio para estimular rosas
Para estimular o crescimento das rosas e impulsioná-las, você pode misturar 1 colher de chá de sal Epsom e 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em 4 litros de água. Em seguida, borrife esta solução nas rosas.
- Bicarbonato de sódio para desodorizar composto
O composto é um fertilizante obtido a partir de uma mistura fermentada de resíduos orgânicos e substâncias minerais. Devido à maceração dos resíduos que o compõe, o composto pode exalar mau cheiro, principalmente no verão. Para desodorizar, basta polvilhar um pouco de bicarbonato de sódio na pilha de compostagem.
Com apenas uma colher de chá de bicarbonato de sódio você pode proteger suas plantas de parasitas e fungos que causam doenças criptogâmicas, ou ainda promover o crescimento de rosas que embelezam seu jardim.