Potos é uma planta ornamental muito comum em nossas casas, com bela folhagem e também fácil de cultivar.
Potos (também chamado de Pothos, Scindapsus ou Epipremnum) é uma planta herbácea trepadeira ou rasteira pertencente à família Araceae. É nativo das áreas tropicais da Austrália, Ásia, Ilhas do Pacífico e Madagascar. Apresenta rebentos verdes, por vezes lenhosos, com folhas verdes em forma de coração e estrias variegadas brancas ou amareladas.
Potos é uma das plantas ornamentais mais difundidas na Itália.
Tenha cuidado com crianças e animais de estimação, pois as folhas são venenosas se mastigadas.
pothos
Epipremnum aureum
Epipremnum aureum (também chamado Potos Aureus) é a variedade mais comum deste gênero herbáceo. Tem uma aparência rasteira com folhas verdes salpicadas de amarelo. É muito utilizada como planta ornamental em nossas casas e apartamentos devido à sua facilidade de cultivo.
Cultivo
Multiplicação
A propagação do Potos é muito simples: ocorre por estaquia e basta retirar uma porção apical da planta e colocá-la em um copo com água. Assim que o sistema radicular estiver bem desenvolvido, transplante a planta para um vaso. A multiplicação também pode ocorrer pela divisão da planta.
pothos
Ramo da planta deixado para enraizar em um copo de água
Solo
Recomendamos o uso de solo universal bem drenado e areia.
Exposição
O Potos prefere ambientes quentes e úmidos. Teme temperaturas abaixo de 10°C e correntes de ar. Em clima quente, é recomendável levar a planta para fora.
Irrigação
Regue a planta esporadicamente, pois não requer grandes quantidades de água. No verão regue duas vezes por semana. No inverno, porém, espere até que a camada superior do solo esteja seca. Evite irrigar com água em temperatura muito baixa.