Poupe seu dinheiro! Veja como cultivar quantidades infinitas de limões em casa

O limão, com seus inúmeros benefícios, é considerado um dos alimentos “mais saudáveis”. A sua rica concentração de vitamina C fortalece eficazmente o sistema imunitário e tem poderosas propriedades antivirais contra bactérias em caso de gripe ou constipação. E como nem sempre é fácil encontrar deliciosos à mão, convidamos você a plantar alguns diretamente em casa para colhê-los na fonte, depois de terem beneficiado do seu cuidado e do seu polegar verde. . Descubra o método de plantio e manutenção de um lindo limoeiro!

É útil saber que esta árvore frutífera é facilmente cultivada na região mediterrânea, em clima oceânico e mesmo em regiões com baixas temperaturas.

O que o limão te dá 

Vamos dar uma olhada rápida em alguns dos inúmeros benefícios dos limões. Segundo um   estudo  , traz muitos benefícios na recuperação muscular após esforço físico, libertando o corpo do estresse oxidativo e melhorando a função muscular, em parte graças ao seu alto teor de vitamina C.

Além disso, e além das propriedades antiinflamatórias, o limão também auxilia na prevenção de   cálculos renais   graças ao efeito combinado do ácido cítrico e do potássio.

Outro benefício significativo atestado por este   estudo   in vivo : a capacidade desta fruta cítrica em diminuir o nível de cortisol no corpo, hormônio conhecido por promover o acúmulo de gordura. Essa ação seria devida à presença de polifenóis no limão.

Então, animado para plantar seu próprio limoeiro? Para isso, descubra o método de cultivo de limões em casa usando apenas uma semente.

Como proceder? 

Você precisará de:

– Um limão

– Um recipiente ou pote adequado

– Uma folha de náilon

– Solo fértil de boa qualidade

– Uma área ensolarada

Passos:

1. Coloque solo rico e bem drenado no vaso (prefira solo neutro) e adicione um jato de água para umedecê-lo. 

2.Certifique-se de deixar algum espaço entre a superfície do solo e a borda do vaso. Limpe suas frutas cítricas e colete uma bela semente de limão.

3. Faça um pequeno buraco no solo e plante a semente nele.

4. Em seguida, cubra tudo com terra e regue com o método que preferir.

5. Concluída esta etapa, cubra o vaso com uma folha de náilon para mantê-lo úmido e coloque-o em um canto exposto à luz solar direta. 

6. Regue moderadamente porque regar em excesso é prejudicial e pode levar ao apodrecimento das sementes.

Acompanhe a evolução da sua planta por duas semanas e assim que ela começar a brotar lembre-se de retirar a cobertura.

Quais variedades de limão plantar?

O limão das “4 estações”:

Características  : Frutos amarelos muito suculentos, poucas sementes, podem ser colhidos durante todo o ano.

Limoeiro verde:

Características:  Frutos com casca fina e bela cor verde, com suco abundante e sem sementes. Rendimento significativamente inferior ao do limão, colheita possível durante todo o ano. 

Limão Meyer:

Características:  Frutos amarelos/alaranjados com casca lisa, sabor suculento e acidez muito moderada. Excelente rendimento também para esta árvore.

Caviar de limão:

Peculiaridade:   O mais jovem que faz muito sucesso na culinária mundial. Suas pequenas pérolas são deliciosas para complementar criações gastronômicas. O seu rendimento é baixo mas tem os seus regulares e por boas razões é uma delícia na boca! 

Como fazer a manutenção adequada do seu limoeiro:

Durante os primeiros meses, a árvore deve ser regada com bastante frequência para intensificar a umidade. Para isso, providencie furos de drenagem. São necessárias pelo menos oito horas de exposição solar para o seu desenvolvimento.

Você pode adicionar fertilizante cítrico quando necessário. Quando atingir um tamanho considerável, você poderá transplantar seu limoeiro para um espaço maior, como um jardim ou varanda.