Alguns de nossos hábitos nos parecem tão comuns que nem prestamos atenção neles. Realizamos ações mecanicamente, sem perceber o impacto que elas podem ter em nossa saúde. Podemos tomar como exemplo a posição do papel higiênico no banheiro quando o utilizamos.
Para itens essenciais para a casa, é natural garantir que estejam ao seu alcance. O papel higiénico não foge a esta regra e até consideramos contra-intuitivo que não esteja muito próximo da sanita, mas parece que devemos rever este hábito que pode nos expor a riscos para a saúde.
Por que é importante colocar papel higiênico no banheiro?
Embora o porta-rolos geralmente fique próximo ao vaso sanitário, é aconselhável colocá-lo longe dele. Aqui porque
– Deixar rolo de papel higiênico em qualquer lugar do banheiro o expõe a bactérias
Ao usar o vaso sanitário, é muito comum que as pessoas se esqueçam de abaixar o assento antes de dar descarga. Ao cometer esse erro, o spray causado pela descarga do vaso sanitário libera gotículas que podem atingir o assento, as paredes, o chão, as escovas de dente, mas também o rolo de papel higiênico próximo. Especialmente porque os salpicos de água contêm uma bactéria chamada Escherichia coli, que pode causar doenças infecciosas.
Isso significa que toda vez que você dá descarga sem abaixar a tampa, respingos de água podem atingir o papel higiênico e contaminá-lo. Portanto, é aconselhável levar isso em consideração ao instalar papel higiênico no banheiro.
Você deve ter ainda mais cuidado em banheiros públicos, onde não é incomum ver papel higiênico em cima do vaso sanitário. Isso o deixa ainda mais exposto à Escherichia coli. Neste caso, evite usar o papel higiênico fornecido e prefira lenços pessoais. Esses derramamentos potencialmente infecciosos que tocam a área ao redor do vaso sanitário podem permanecer no banheiro por horas.
Quais outros lugares do banheiro são mais sujos do que o vaso sanitário?
Por se tratar de manter o banheiro limpo para evitar a exposição a bactérias, deve-se atentar também para todas as áreas suscetíveis ao acúmulo de germes, como:
– O porta escova de dentes perto do vaso sanitário
Os germes se acumulam rapidamente ao redor do porta-escova de dentes, tornando-o a terceira área mais suja da casa. Para remover a sujeira, coloque-o na máquina de lavar louça uma vez por semana ou limpe-o com água morna e sabão.
– Torneiras e manípulos perto dos sanitários
Quando tocamos nos manípulos das torneiras antes de lavar as mãos, bactérias nocivas são automaticamente transferidas para lá. A desinfecção é, portanto, preferível, por isso adquiriremos o hábito de limpá-los todos os dias com lenços desinfetantes.
– O chuveiro no banheiro perto do vaso sanitário
O chuveiro também acumula germes que acabam contaminando a água do chuveiro. Para limpá-los, mergulhe a maçã em uma tigela cheia de vinagre branco destilado e deixe descansar durante a noite. No dia seguinte, enxágue a maçã com água fria.
Nunca se esqueça de abaixar o assento do vaso sanitário para evitar que bactérias nocivas se espalhem pelo banheiro. O papel higiênico deve ficar mais afastado do assento do vaso sanitário por razões de higiene.