Os cuidados com as plantas continuam mesmo no inverno, para que hortênsias maravilhosas na primavera os jardineiros iniciem seus tratamentos muito mais cedo.
Que tipos de cuidados podemos oferecer para ter flores exuberantes de hortênsias? Esta bela planta arbustiva é altamente apreciada por suas lindas flores rosa e às vezes azuis.
Hortênsias, características e conselhos
As hortênsias são plantas que felizmente toleram o frio, assim como as plantas nativas da Ásia, são bastante resistentes às baixas temperaturas.
As hortênsias florescem no verão, por isso é necessário conservá-las bem após a chegada das primeiras geadas para que posteriormente possam se desenvolver adequadamente.
Mas tome cuidado com geadas fortes. As hortênsias sobrevivem à geada, mas os botões das flores podem ser danificados. Isso seria obviamente uma pena. Por isso é preciso saber cuidar delas no período de frio, para ter magníficas hortênsias já na primavera.
As hortênsias são facilmente encontradas na maioria dos jardins e variam em cores do rosa ao azul e às vezes branco.
A sua cor depende da acidez do solo onde foram plantadas. Na verdade, quanto mais ácido o solo, mais azul será a hortênsia.
Além disso, tornam-se rosados ou mesmo vermelhos quando os solos são neutros ou bastante calcários. Os jardineiros sabem que durante as primeiras geadas é importante proteger esses arbustos das geadas e das baixas temperaturas.
Para maior segurança não custa nada cobrir as plantas com um pano de inverno. Mas o que fazer quando as primeiras geadas passarem?
O que fazer para ter lindas hortênsias na primavera?
Para que as hortênsias floresçam perfeitamente, atenção especial deve ser dada às plantas durante o inverno para que seu crescimento não seja prejudicado.
Para fazer isso, eles devem ser protegidos durante as geadas. Um remédio é que no final do inverno os caules das hortênsias sejam encurtados e podados.
Por exemplo, em fevereiro podemos encurtá-los em até 30 cm, cortando-os em dois brotos sãos e eliminando os ramos que floresceram no ano anterior, sem esquecer os estragados pela geada. Desta forma poderemos dar um melhor aspecto aos nossos arbustos , tornando-os mais agradáveis à vista. Além disso, também serão retirados os galhos que cresceram em grande quantidade no centro do arbusto.
Isso ajudará a circular o ar entre os ramos da hortênsia e a protegê-los de doenças, para que as hortênsias floresçam melhor. Se forem hortênsias que vivem em vasos, é importante colocá-las em local escuro e fresco, como uma adega, uma garagem ou um celeiro, para protegê-las do gelo.
Também é importante remover flores murchas de vez em quando. Se as plantas forem enterradas, devem ser bem hidratadas antes das geadas, pois apreciam a umidade e a água.
A ajuda pode vir do processo de cobertura morta para reter a umidade pelo maior tempo possível. Finalmente você também pode adicionar uma manta de inverno para cobri-los e protegê-los do frio.