Quando jogar fora os tomates: sinais e prazos de armazenamento

Este é um dos alimentos mais consumidos no mundo. Cru em saladas ou cozido para refinar diversas receitas, recheado, salteado ou assado, o tomate é a grande estrela entre os verdureiros. Embora possa ser encontrado na maioria das cozinhas, muitos não percebem que não é mais saudável comê-lo. Portanto, para proteger sua saúde e se proteger de intoxicações alimentares, é importante estar atento a alguns sinais que podem ajudar a saber se seus tomates estão mofados. Aqui estão algumas dicas sobre quando jogá-los fora.

Um tomate mofado

Como saber se os tomates não são mais comestíveis?

Cozido como legume, mas considerado uma fruta no mundo vegetal, o tomate é cultivado e consumido em todo o mundo. É até um verdadeiro pilar da cozinha mediterrânica. Além disso, é um alimento muito saudável, principalmente pelo alto teor de licopeno (pigmento carotenóide), vitamina C e potássio. É, portanto, conhecido por eliminar facilmente gorduras ruins e reduzir a pressão alta.

Porém, devemos ter muito cuidado porque um tomate em mau estado pode fazer mal à saúde. Mas apenas tocá-lo não é suficiente para avaliar o seu estado. Vários sinais podem alertá-lo de que ele não é mais adequado para consumo e deve ser descartado imediatamente.

Leia também:  Regue os tomates com ele: as plantas crescerão fortes e frutíferas

Aqui estão os principais:

  • A cor e o cheiro do tomate

A coloração determina se está em boas condições ou não. Sua pele deve estar sempre vermelha, sem manchas ou descoloração. Se o tomate cheirar a mofo ou apresentar um odor estranho, forte e desagradável, é hora de jogá-lo fora.

  • Sua aparência e textura

Se você notar manchas como manchas profundas ou rachaduras, e até mesmo manchas de mofo, é prova de que contém bactérias e deve ser descartado imediatamente. Além disso, se você cortá-lo ao meio, certifique-se de que não esteja pegajoso por dentro ou com manchas de mofo. Se cheirar mal ou a cor for suspeita, deve ser descartado.

  • seu amadurecimento

Se você pegar o tomate e ele começar a escorrer sem nem ser espremido, significa que está maduro demais e o sabor não é muito agradável.

Observação   : prestando muita atenção a todos esses sinais, você pode evitar uma ampla gama de problemas de saúde, que vão desde uma simples dor abdominal até uma intoxicação alimentar grave.

Como você evita que os tomates amadureçam demais?

Para evitar que os tomates amadureçam muito rapidamente, comece ao comprá-los no mercado. Aqui estão alguns fatores a serem considerados:

  • Sua pele deve estar uniforme e lisa, sem hematomas ou rachaduras muito profundas.
  • Eles devem ser de cor vermelha brilhante, sem manchas claras perto do caule.
  • Seus tomates também não devem ter hematomas, rachaduras ou pontos excessivamente moles.

Quando plantar tomate?

Você quer cultivar quantos tomates quiser em casa? Boa ideia ! Aprenda também que esse plantio não é complicado. Os tomates são fáceis de cultivar a partir de sementes semeadas dentro de casa em climas quentes. Semeie as sementes do final de fevereiro a meados de março, se estiver cultivando dentro de casa, ou do final de março ao início de abril, se estiver cultivando ao ar livre.

Tomate na jarra

Como você colhe sementes de tomate?

Aqui estão as etapas que você precisa seguir ao pé da letra.

Passo 1: Escolha um tomate perfeito

Como diz o ditado: Os melhores frutos produzem as melhores sementes. Deixe os tomates amadurecerem totalmente no pedúnculo e escolha uma variedade grande e imaculada, de formato uniforme e cor bonita.

Passo 2: Lave e corte o tomate

Uma boa higiene lhe dará as melhores sementes possíveis. Lave bem o tomate e deixe secar ao ar. Em seguida, corte ao meio.

Passo 3: Remova as sementes

Usando uma colher pequena ou apenas os dedos, retire com cuidado as sementes das cavidades do tomate e coloque em uma jarra pequena. Eles ficam cobertos por um material gelatinoso. A polpa e o líquido provavelmente também acabarão na jarra. Fique tranquilo, a mistura de sementes e polpa se presta perfeitamente à fermentação.

Passo 4: Cubra o frasco e deixe fermentar

Cubra o frasco com uma toalha de papel ou filtro de café preso com um elástico. Se você estiver armazenando mais de uma variedade de sementes de tomate, rotule cada frasco. Deixe-os em local aquecido, de preferência entre 60 e 70°F, por três dias.

Etapa 5: mexa a mistura uma vez por dia

Mexa delicadamente a mistura diariamente para quebrar o material gelatinoso ao redor das sementes de tomate. Não se surpreenda se depois de alguns dias aparecer um fungo branco na mistura. Este cogumelo é útil para absorver geleia e preparar sementes para armazenamento.

Passo 6: Separe as sementes da polpa

Após três dias, encha a jarra com água morna e deixe as sementes assentarem no fundo do recipiente. Em seguida, despeje cuidadosamente a água com o extrato de tomate e as sementes flutuantes. As sementes viáveis ​​são sempre mais pesadas e por isso caem no fundo do frasco. Repita esse processo até que a água que sai esteja quase transparente.

Passo 7: Seque as sementes

Em seguida, despeje as sementes em uma peneira e escorra o excesso de água. Espalhe as sementes em um prato de papel ou jornal. Deixe-os secar assim por vários dias em temperatura ambiente em local bem ventilado. Mexa diariamente com os dedos para separá-los e promover uma secagem uniforme.

Leia também: A palavra de 4 letras que fará um gato (até mesmo um gato de rua) vir até você

Passo 8: Armazene as sementes em local fresco e seco

Coloque as sementes secas em um recipiente ou saco etiquetado. O melhor local para armazenamento deve ser fresco, seco e escuro, como um armário. Aprenda que as sementes não precisam ser refrigeradas.

Qual é a vida útil de um tomate?

Em geral, os tomateiros vivem apenas cerca de 6 meses. Eles prosperam e crescem melhor na primavera e no verão. Mas tenha cuidado, pois existe o risco de morrerem quando as temperaturas baixarem e as primeiras geadas de inverno ameaçarem.

Leia também:  O truque para aquecer a casa o ano todo por 10 euros sem usar radiador