Tirar mofo do banheiro é uma das tarefas mais trabalhosas e complicadas quando se começa a retirar a sujeira que se acumula neste cômodo.
É comum o aparecimento destes fungos em paredes, azulejos, juntas e outros locais escondidos, com o problema que isso acarreta. Existem alguns truques que podemos usar para eliminá-lo, vamos ver o que fazer.
Por que o mofo se forma?
Antes de entender como eliminar o mofo no banheiro , é preciso entender quais fatores contribuem para o seu aparecimento para garantir que isso não aconteça novamente.
Para evitar uma maior proliferação, podemos adicionar ações rotineiras que podem impactar significativamente a higiene do nosso serviço.
Uma das causas que nos obriga a eliminar posteriormente o bolor na casa de banho é a vedação hermética de muitos serviços. Estes, de fato, enchem-se de vapor d’água e geram uma grande quantidade de umidade em seu interior. O que devemos fazer nestes casos é abrir as janelas imediatamente após o banho. Isto irá renovar o ar e secar as superfícies imersas em vapor de água.
Você também precisa remover a poeira porque ela ajuda o mofo a se desenvolver , portanto, limpar a maioria das superfícies do banheiro ajudará a evitar a alimentação desses fungos em potencial.
Além disso, você não deve deixar toalhas dobradas e molhadas no banheiro , mas certifique-se de que possam secar completamente.
Como eliminar o mofo do banheiro
Ao retirar o aspecto estético que estes “ inquilinos ” deixam na nossa casa de banho, que dá uma nítida sensação de sujidade, devemos compreender que os problemas podem ir mais longe, até em detrimento da nossa saúde.
O mofo pode ser prejudicial à sua saúde e a todas as pessoas que moram com você em sua casa. A exposição contínua a estes fungos pode causar-nos problemas graves, como alergias, infecções e outras enfermidades, por isso não é estúpido controlar o seu crescimento em casa.
Deixar crescer mofo nas diversas superfícies do banheiro mencionadas acima pode deteriorá-las, portanto, removê-las e limpá-las o mais rápido possível é uma ótima ideia para evitar problemas no futuro. Uma mistura fenomenal para remover mofo de paredes e outros itens do banheiro requer três partes de bicarbonato de sódio e uma parte de peróxido de hidrogênio.
Depois de colocados em uma tigela, esses ingredientes devem ser misturados e pincelados nos ralos onde o mofo se formou. Ao final do tratamento, basta enxaguar a área tratada e deixar secar, ou utilizar um pano de microfibra.
Como tratamento final, para preservar as vias de fuga do molde instalado, teremos que levar uma vela normal, da mesma cor das vias de fuga , portanto geralmente branca.
Com a ponta da vela você começa a esfregar nas juntas, isso porque a parafina presente nas velas protege e clareia ao mesmo tempo. Ao final da operação, retire os restos de cera com um pano de microfibra seco, enxágue novamente e seque.
A parafina cria uma fina camada impermeável por onde passa, mas a parede acabará secando rapidamente.
Este tratamento durará vários dias, para manter esta proteção bastará renová-la pelo menos uma vez por mês.