As estações mais quentes favorecem o crescimento de plantas indesejadas que acabam por comprometer a estética de pavimentos, terraços e caminhos. Se você se sentir tentado a usar produtos químicos para controlar ervas daninhas, saiba que eles não são ecologicamente corretos e podem ser perigosos para a saúde. Em vez disso, use soluções naturais que você pode encontrar nos armários da cozinha.
Você pode remover ervas daninhas indesejadas manualmente. Embora tediosa, esta solução produz resultados notáveis. Primeiro, use luvas de jardinagem para proteger as mãos. Em seguida, remova as ervas daninhas pela raiz. Se esta solução não for adequada para você, você pode usar alguns produtos domésticos.
Vinagre branco e sal
A combinação desses dois ingredientes tem o poder de secar as ervas e facilitar sua remoção. No entanto, esta é a primeira parte do trabalho. Devemos então garantir que as ervas daninhas não voltem a crescer. Existem várias maneiras simples de fazer isso.
Bicarbonato de sódio e água morna
O primeiro método para eliminar completamente as ervas daninhas é borrifar o solo com uma quantidade suficiente de bicarbonato de sódio. Em seguida, ferva um pouco de água e despeje sobre as ervas daninhas. Esta última solução é de longe a mais segura porque a água quente amolece as plantas e depois as mata. Depois disso, basta borrifar um inseticida.
Você não só conseguirá matar todas as raízes das ervas daninhas, mas com esta combinação poderá erradicá-las mais facilmente. Se você repetir a operação todos os meses, evitará que as ervas daninhas voltem a crescer.
Água quente
Conforme explicado acima, a água quente pode danificar seriamente as raízes e sementes de ervas daninhas indesejadas. Portanto, ao usar este truque depois de erradicar as ervas daninhas, você poderá eliminar aquelas que perdeu. Aqueça a água em uma panela ou chaleira. Em seguida, despeje nas fendas e nas entrelinhas dos ladrilhos. As ervas daninhas serão mais fáceis de arrancar.
Água sanitária e água quente
Se tiver dificuldade em remover líquenes e algas do seu terraço, você pode seguir os seguintes conselhos:
Coloque uma parte de água sanitária e uma parte de água quente em um recipiente. Lembre-se de usar luvas para proteger as mãos. Além disso, para preparar essa mistura, comece colocando água no balde e depois adicione a água sanitária. Isso ajudará a limitar respingos.
Despeje a mistura nas áreas onde os líquenes e algas são encontrados. Aguarde alguns minutos.
Depois enxágue o terraço com água fria.
Se notar que as ervas daninhas persistem, você pode pegar uma escova dura e esfregar o terraço. Quaisquer manchas restantes deverão desaparecer.
Repita este último passo até que o terraço esteja limpo. Pode ser necessário repetir isso até cinco vezes para se livrar de todas as manchas verdes. Portanto, seja perseverante e paciente.