No inverno, a maioria das plantas entra na estação de crescimento. Este é um momento em que muitas flores não desabrocham. Portanto, é necessário esperar a primavera para desfrutar de uma bela floração. No entanto, algumas espécies se destacam e, com manutenção adequada, podem prosperar apesar do frio. Hoje vamos revelar algumas espécies que florescem perfeitamente no inverno para dar alegria e cor ao seu interior.
Qual é a flor de dezembro?
Comumente chamada de “cacto de natal”, a Schlumbergera (nome botânico) é uma planta suculenta que floresce no inverno, principalmente em dezembro. Embora esta estação fria seja benéfica para ele, é melhor garantir que lhe oferece as melhores condições. Esta planta decora lindamente o seu interior com suas flores vermelhas que às vezes ficam rosa ou roxas. Recomenda-se prepará-la para a floração a partir de outubro. Nesse período a planta deve ser mantida em temperatura em torno de 10°C e exposta ao sol oito horas por dia. Em novembro, você deve transferi-lo para um local mais quente e começar a regá-lo generosamente com mais frequência. Desta forma, o seu cacto de Natal revelará uma floração magnífica em dezembro.
Poinsétia, a planta festiva
Outro símbolo do Natal, muito popular na Europa, a poinsétia, mais conhecida como “Estrela de Belém”, decora profusamente o interior da sua casa para celebrar as festas. Ela floresce apenas no inverno e estabelece a base para sublimes flores vermelhas. Assim como a anterior, esta planta também não é difícil de manter. A temperatura ambiente se adapta muito bem e deve ser regada a cada dois dias. Mas tenha cuidado, lembre-se que a Estrela de Belém é venenosa. Nunca deixe ao alcance de crianças e animais de estimação.
Violeta africana, rainha do interior
Embora Saintpaulia não goste do frio, ela ainda prospera no inverno. A chamada “violeta africana” é uma planta híbrida que se destaca pelas suas magníficas pétalas roxas, contrastadas com os estames amarelos do seu coração, dando assim um verdadeiro prestígio à sua decoração de interiores. Se quiser colher esta flor, tome cuidado com as correntes de ar, mas também não a coloque perto do radiador. Esta planta se sente melhor em temperatura ambiente. Lembre-se de regar uma vez por semana, mas cuidado, suas folhas são muito sensíveis à água, por isso não devem molhar. Portanto, é melhor regar a planta colocando água no pires e não diretamente no vaso.
A camélia
De origem asiática, a Camélia também é uma planta com flores de inverno muito atraente. Suas flores oscilam entre o vermelho, o rosa, o branco e às vezes até o amarelo. Fácil de cuidar, a camélia prospera em solo ácido e ligeiramente úmido. A rega deve, portanto, ser frequente, mas também sem exageros. Em vez disso, é necessário proteger esta planta do sol e de fontes diretas de calor.
O ciclâmen
Planta perene de folhagem verde e muito carnuda, o ciclâmen tem um belo efeito em ambientes internos. Com o seu tom ora escuro, ora claro, esta planta ilumina qualquer ambiente. Certifique-se de colocá-la em um ambiente frio para que suas preciosas flores roxas não murchem. Evite a todo custo expô-lo ao sol e regue-o com um pires embaixo da panela. Certifique-se de nunca regar as flores ou os botões apodrecerão.
O crisântemo
Outra espécie ideal para decorar o interior da sua casa, o Crisântemo, apelidado de “Margarida dos Mortos” (por estar associado ao Dia de Todos os Santos), floresce no início do outono e pode durar até dezembro. Estas flores de outono são muito coloridas, como as margaridas da primavera. Além da paleta vibrante, estão disponíveis em diversos formatos, o suficiente para embelezar lindamente suas salas. Símbolo de alegria e bom humor, o crisântemo não é exigente em termos de manutenção. Basta regar o solo depois de seco, não regar as flores para evitar doenças e remover as que murcharem com o passar das semanas.