Aqui está o que você pode fazer combinando alecrim com café. O resultado destes dois ingredientes é surpreendente e assim que os descobrir não conseguirá passar sem eles.
Até o cabelo, assim como a pele, apresentam sinais de envelhecimento. Se para a pele temos o aparecimento de rugas, para os cabelos começamos a vislumbrar cabelos brancos. Nem todo mundo gosta deles e a maioria prefere cobri-los com tintas. Existem diferentes corantes, mas alguns são químicos.
Nem todos os couros cabeludos toleram produtos químicos agressivos, pois são delicados. É justamente por isso que você precisa saber que é possível preparar corantes naturais mesmo sem usar produtos químicos . Isso cobrirá os cabelos grisalhos, mas você precisará fazer isso com mais frequência, pois tende a desbotar.
Como você pode ver pelo título, já revelamos quais são os dois principais ingredientes que usaremos para preparar esse tom natural, são o alecrim e o café . Mas o que fazer e sobretudo como combinar estes dois produtos tão diferentes? Entraremos em todos os detalhes abaixo.
Alecrim e café: veja como pintar o cabelo
Como dissemos antes, com o passar dos anos o cabelo começa a ficar branco, mas nem todo mundo gosta dessa cor no cabelo. Por isso, para quem deseja utilizar produtos naturais no couro cabeludo e nos cabelos, esta é a solução perfeita.
Mas antes de vermos a criação desta tonalidade natural, vamos ver porque escolhemos estes dois ingredientes. O alecrim é ótimo para os cabelos, estimula o crescimento dos fios, deixa os cabelos mais saudáveis e elimina levemente a coloração acinzentada e esbranquiçada .
O café nesse caso servirá justamente para dar a cor . O café é ótimo para obter uma cor de cabelo natural e orgânica, mas apenas pessoas com cabelos escuros e não loiros podem usá-lo. Além disso, o café, além de cobrir os cabelos brancos, também possui algumas propriedades, entre elas a de fortalecer a queratina dos cabelos e prevenir sua queda.
Vimos portanto o motivo da escolha destes dois ingredientes e agora veremos como obter esta tonalidade totalmente natural e económica, como podemos dizer. Você precisará de tanto café moído (ou café moído) e alecrim fresco quanto puder obter na planta ou na mercearia. As quantidades variam de acordo com o comprimento do cabelo.
Comece fervendo 1 litro de água. Quando começar a ferver junte o alecrim e o café . Misture os dois ingredientes e espere cerca de 20 minutos. Terá que atingir uma cor bem escura e deverá haver menos água do que no início. Quando estiver pronto, desligue o fogo e deixe esfriar.
Depois de esfriar, você pode coar a tintura e colocá-la em uma jarra hermética. Deixe macerar por cerca de 7 dias . Após o tempo necessário, você pode aplicá-lo nos cabelos começando pela raiz e chegando às pontas . Deixe agir por cerca de uma hora e depois enxágue os cabelos primeiro com água e depois com vinagre de maçã para fixar melhor a cor.