Manchas teimosas de calcário no banheiro? Aqui está um método para limpá-lo perfeitamente e torná-lo naturalmente brilhante.
Os banheiros são provavelmente a coisa mais desinfetada da casa. Muitas vezes, porém, uma limpeza inadequada ou intermitente pode levar à formação de manchas marrons que se tornam cada vez mais difíceis de remover, mesmo com os melhores produtos do mercado. Vamos ver como é possível remediar isso com um método absolutamente natural.
Elimine depósitos de calcário no banheiro
Seja por falta de tempo ou por limpeza muito rápida, seu vaso sanitário pode apresentar manchas ou estrias escuras .
Estes nada mais são do que depósitos de calcário e sais naturalmente presentes na água e o seu depósito deve-se a limpezas imprecisas ou pouco frequentes. É fundamental eliminar estas manchas não só porque são inestéticas, mas sobretudo porque favorecem a proliferação bacteriana.
Na maioria dos casos, isso acontece sob a borda do vaso sanitário, por onde flui a água liberada pelo vaso sanitário . Verifique a situação da borda inferior com a ajuda de um espelho e a seguir tome a melhor atitude. Você precisará de poucos ingredientes fáceis de encontrar.
Tudo que você precisa são 3 litros de vinagre, uma escova de cabo longo, uma esponja granulada, um rolo de papel toalha grosso e resistente (toalhas de papel), uma espátula de madeira, uma tesoura, uma tigela e um recipiente vazio de vinagre. 700ml ou 1 litro. garrafa de plástico, se o fundo for pequeno o suficiente para caber no sifão.
Como limpar o banheiro perfeitamente
Em primeiro lugar, é imprescindível evacuar toda a água presente no sifão. Para fazer isso você precisará usar a garrafa e cortá-la para formar uma concha. Basta cortar uma vigia oval no lado comprido da garrafa, que ocupa aproximadamente ¾ do comprimento, para coletar facilmente a água pelo fundo.
Colete o máximo de água possível e, se necessário, corte a garrafa para coletar mais facilmente o restante da água. Quando não for mais possível tirar água da garrafa, pode-se retirar o restante com um pano, secando completamente o sifão.
Neste ponto você se encontrará com o sifão vazio, áspero e coberto de incrustações, sejam elas claras ou escuras. Basta encher o sifão com vinagre até o limite. Em seguida, pegue a tigela e encha-a com vinagre, ela servirá para molhar as toalhas de papel . Molhe bem o papel toalha no vinagre e cubra as bordas do vaso sanitário , inclusive aquelas por onde sai a água da descarga.
É importante que o papel toalha fique embebido em vinagre e pingando, para que não resseque durante a ação. Em caso de manchas no restante da superfície do vaso sanitário, você também pode aplicar aqui uma toalha de papel embebida em vinagre.
Você terá que deixá-lo por algumas horas , por isso é aconselhável prosseguir com este método quando tiver certeza de que não precisa usar o banheiro.
É importante usar uma toalha de papel grossa e não papel higiênico ou lenços de papel, pois eles podem esfarelar e não funcionar da melhor forma.
É possível remover todas as manchas?
Após cerca de 8 horas você pode retirar os pedaços de papel, esfregando levemente se necessário. Você verá os resíduos de calcário diretamente no papel que acabou de remover.
Quanto ao sifão, pode-se proceder com uma escova, pois o vinagre terá amolecido as manchas mais difíceis, facilitando sua remoção. Dê descarga e se houver resíduos teimosos pode continuar com a espátula de madeira . É importante que o trabalho de remoção seja feito exclusivamente com espátula de madeira, para evitar riscar a cerâmica do vaso sanitário.
Em seguida, limpe o resto do vaso sanitário normalmente com a esponja e você terá um vaso sanitário limpo, brilhante e higienizado.
Recomenda-se a utilização deste método para fins preventivos pelo menos uma vez por mês para evitar a formação de vestígios de calcário.