A orquídea é uma flor extraordinária e exótica. Para cultivar em casa é preciso conhecer alguns truques e prestar atenção aos detalhes. Porém, a orquídea não é uma flor tão difícil de cultivar como muitos pensam. Para crescer e prosperar, precisa de cuidados constantes e fertilização adequada.
Hoje apresentamos para vocês as dicas que os orquidófilos usam para garantir que as orquídeas floresçam por muito tempo e fiquem cada vez mais bonitas.
Fertilização
Na natureza, a orquídea se alimenta de casca de abeto, musgo e pedras. Porém, quando levamos a orquídea para casa, perdemos seus nutrientes habituais. Portanto, é muito importante fertilizar regularmente a planta com meios minerais e orgânicos.
Você pode usar os produtos prontos para uso na loja. No entanto, se você decidir usar um agente químico, há algumas coisas que você deve saber.
Os fertilizantes devem conter magnésio, cobre e cálcio.
Os fertilizantes contendo nitrogênio amoniacal são mais adequados durante a floração.
As seguintes substâncias são importantes no plantio de plantas: zinco, ferro, sódio, manganês, cobre. Esta combinação preserva bem as folhas e raízes.
Se a composição do fertilizante contiver todas as substâncias listadas, você escolheu o fertilizante certo.
Porém, para dar um visual bonito às orquídeas, não é necessário correr sempre até a loja e procurar ferramentas caras. Use conselhos simples. Por exemplo, orquídeas caseiras gostam de leite.
Parece um pouco estranho, mas esta ferramenta é realmente poderosa. Porque o leite contém todos os oligoelementos necessários ao crescimento das orquídeas: potássio, cálcio, nitrogênio e magnésio. Esses elementos dão à planta tudo o que ela precisa para crescer e florescer ao longo do ano.
Para preparar um fertilizante caseiro, misture 0,5 litro de água parada com 1 colher de sopa de leite caseiro. Misture bem. É importante utilizar leite doméstico, pois o leite pasteurizado contém uma quantidade muito menor de todas essas substâncias.
Coloque o vaso com a orquídea em um recipiente grande e regue generosamente com a mistura preparada. Depois disso, deixe lá por mais 15 minutos. Depois disso, despeje um pouco de água do vaso e coloque-o em seu lugar habitual. Você pode repetir este procedimento quinzenalmente. A orquídea absorve todas as substâncias necessárias e logo irá encantar você com sua incrível beleza.
As folhas da orquídea também podem ser limpas regularmente com uma solução láctea. Prepare misturando 1 colher de sopa de leite caseiro com 2 colheres de água quente. As folhas ficam fortes e verdes.
Esta mistura caseira de orquídeas fornece à flor os nutrientes de que necessita e a ajuda a crescer livremente. Se você seguir essas etapas regularmente, a planta certamente agradecerá. As orquídeas viram um tubo de flores! Experimente-os e desfrute-os durante todo o inverno!