O que acontece se você ralar rolhas? É realmente uma ação incomum, mas muito divertida: fazer imediatamente.
As rolhas de cortiça são essenciais para fechar hermeticamente a garrafa de um excelente vinho. São elementos de charme discreto, protagonistas de uma vinificação tradicional e de grande prestígio. Além disso, este elemento obtido da cortiça também fica excelente se ralado. Era uma vez avós que não desperdiçavam rolhas e lhes deram uma segunda vida. Mas por que ralá-los? Onde eles estão localizados e para que realmente servem?
Tampas raladoras: para que servem?
Infelizmente, algumas tradições foram perdidas com o tempo. Na verdade, estamos a falar de algumas pessoas que não deitaram fora as clássicas rolhas de vinho, mas as ralaram para lhes dar uma segunda vida. Não é uma coisa má de se fazer, especialmente num contexto histórico como o actual de desperdício e poluição.
Uma casca natural que dá vida a esta ferramenta milenar, utilizada para conservar a garrafa e o bom vinho. Poucas pessoas sabem que esse material pode ser utilizado de diversas maneiras, inclusive para plantas de jardim.
Um conjunto de propriedades e benefícios , com altíssimo nível de nutrientes que vão do fósforo ao potássio e ao nitrogênio.
Por serem um material ecológico , eram frequentemente utilizados na agricultura. Hoje, mais do que nunca, seria bom retomar esta tradição e colocá-la ao serviço das plantas que tem no seu jardim ou horta. Eles podem ser usados como fertilizantes naturais para plantas, com propriedades nutricionais aumentadas para promover um crescimento saudável e exuberante. A cortiça, como seria de esperar, possui um património natural que não deve ser subestimado. Desde oligoelementos, até magnésio e cálcio , elementos fundamentais para o solo.
Obviamente os plugues do jardim não devem ser usados inteiros, mas ralados e depois espalhados no chão. Uma tradição milenar que ainda hoje encontramos de fertilizar e nutrir o solo, de fazer e experimentar mesmo que tenha um pequeno jardim.
Outros usos e truques
As rolhas também podem ser transformadas em objectos úteis sem nunca serem deitadas fora . Os especialistas em DIY sabem que com uma pitada de imaginação é possível criar algo único. Desde bases para copos a bases duráveis para colocar na mesa. Além disso, é um material fácil de limpar e duradouro.