Se você tem essa árvore em seu jardim, saiba que você tem muita sorte, pois seus frutos estão entre os mais caros! É sobre a cerejeira.
Entre vários factores, como a guerra, as alterações climáticas e a crise energética, o preço das cerejas é cada vez mais elevado.
Todos se perguntam porque é que estas deliciosas frutas custam até 14 euros, como em Génova, ou mesmo 18 euros o quilo, como acontece em Milão.
O aumento dos preços
Em geral, temos um aumento dos preços no produtor na indústria alimentar italiana de cerca de 14%. Na agricultura os aumentos são agora exorbitantes:
- +90% de potência,
- +129% para diesel industrial,
- +170% para fertilizantes!
Uma das principais causas está obviamente ligada à guerra na Ucrânia, que aumentou os custos de produção em quase todo o lado. As cerejas, porém, sempre foram uma das frutas mais caras. Mas por que esse preço exorbitante?
Por que as cerejas são tão caras?
As cerejas são deliciosas e oferecem muitos benefícios à saúde , mas são muito caras. Embora tenhamos visto um aumento nos preços este ano, na realidade sempre estiveram entre as frutas mais caras. Vamos descobrir o porquê juntos.
O primeiro motivo se baseia na sazonalidade dessas frutas. Isso significa que as cerejas vivem muito pouco tempo.
As primeiras frutas do ano já chegam ao mercado com um preço muito alto e depois de um tempo caem, mas no final acabam sempre com um preço mais alto. Como as cerejas não vivem muito, o período de vendas é reduzido em conformidade.
O mesmo acontece com a floração da própria árvore: a partir do momento em que as cerejeiras produzem os frutos que são colhidos, o produto demora a chegar às lojas. A temporada das cerejas chega e passa rapidamente.
As cerejeiras são difíceis de manejar.
Outro fator que sempre fez com que o preço das cerejas fosse alto é o fato de as árvores serem muito difíceis de manejar. São delicados e só podem ser cultivados em determinadas áreas . São poucas as explorações agrícolas capazes de oferecer uma vida saudável às cerejeiras e a colheita está constantemente sujeita às condições climatéricas.
Além disso, as cerejas devem ser colhidas à mão, uma a uma ! Podemos, portanto, compreender porque o processo é muito caro.
Quanto ao clima, as mudanças e as chuvas inevitavelmente prejudicam a colheita. A geada destrói as árvores e isso não pode ser controlado.
Para ter uma boa colheita é preciso ter um ano com condições climáticas perfeitas! E a colheita perfeita também reduziria os preços.
O transporte de cerejas.
Por fim, o último fator que causa o alto preço das cerejas é o transporte das cerejas. Já era caro mesmo antes da invasão russa da Ucrânia. As cerejas também devem ser transportadas com delicadeza, em compartimentos refrigerados especiais. As cerejas italianas, no entanto, quase todas vêm da Puglia, Campânia, Emilia-Romagna, Veneto e Lácio. As cinco regiões representam 91% das áreas cultivadas com cerejeiras na Itália e são responsáveis por 85% do produto. As cerejas custam um pouco menos na Campânia, a sua produção é quase toda destinada à venda interna.