As flores oferecem um encanto único, uma frescura colorida e um toque verdadeiramente exuberante ao seu jardim. Mas para optimizar o seu crescimento e manter a sua longevidade, necessitam de cuidados adequados e de nutrientes adequados. Não há necessidade de aplicar constantemente ingredientes químicos que infelizmente poluem o meio ambiente. Por que não optar por uma alternativa mais saudável e ecológica? Aqui está uma seleção de fertilizantes naturais que ajudarão suas flores a florescer com segurança!
Quais são os melhores fertilizantes para o seu jardim?
Os fertilizantes industriais e químicos não são necessariamente a melhor solução para obter plantas bonitas, saudáveis e duradouras. De outra forma. Apesar da sua comprovada eficácia na promoção do crescimento, estes produtos artificiais também são conhecidos pelos seus efeitos nocivos e agressivos. Porém, com ingredientes naturais, você pode obter resultados igualmente satisfatórios ou até mais. Para cultivar até o dobro de flores ao ar livre, nada como um fertilizante orgânico natural que respeite os tesouros da Mãe Natureza. Além disso, você provavelmente já tem tudo o que precisa em casa!
- Arroz, fonte inesgotável de benefícios para as plantas
Começando pelo arroz branco. Muitas pessoas não sabem disso, mas é um ótimo fertilizante natural para suas plantas. Na verdade, este alimento, consumido em todo o mundo, é rico em amido, hidratos de carbono e vitamina B, o que o torna uma excelente fonte de nutrientes para as plantas. Mas não é tudo: também contém minerais como nitrogênio, fósforo, magnésio e potássio, substâncias ideais para promover o crescimento e a floração das plantas.
Como preparar esse fertilizante natural à base de arroz branco cru? O ideal é tentar obter o feijão sem tratamento, ou seja, sem adição de aditivos ou conservantes. Estas são as etapas a seguir:
- Despeje 100 g de arroz em um recipiente e adicione 1 litro de água.
- Misture bem e deixe macerar por cerca de 24 horas. Isso permitirá que o arroz libere todos os seus nutrientes na água, que será aproveitada pelas plantas.
- Após este tempo o arroz terá uma consistência macia. Misture novamente e filtre em uma peneira. Mesmo que tenhamos interesse no líquido, você não vai desperdiçar nada: você pode usar os grãos como adubo orgânico natural, aplicando-os no solo para criar um substrato nutritivo que fará com que suas plantas cresçam mais rápido e saudáveis. . Como bônus, adicionar grãos de arroz aumentará o efeito benéfico do fertilizante líquido.
- A água de arroz já está pronta para uso: antes de usá-la, porém, é aconselhável diluí-la em água (1 xícara de fertilizante para cada 10 litros de água). Depois de realizada a operação, pode-se despejar no solo ao redor das plantas ou nas folhas, dependendo da necessidade de cada planta.
É bom saber : recomenda-se a utilização deste fertilizante natural à base de arroz branco quinzenalmente, para obter plantas vigorosas e com floração abundante.
- Café moído para embelezar seu jardim
Você costumava jogar fora o pó de café após o uso? É uma pena, porque este produto muitas vezes esquecido pode fazer maravilhas pelo seu jardim. Rico em nitrogênio, enxofre e fósforo, atua como fertilizante ideal para nutrir suas plantas. Observe que o processo de torrefação decompõe completamente as proteínas vegetais, mas os nutrientes das plantas são em grande parte retidos nos produtos de decomposição. Como usá-lo como fertilizante? Não vale a pena ir para o jardim com apenas um filtro usado e borrifar nas plantas. O melhor é colocá-lo em um balde e guardá-lo em local seco, mas ventilado. Para secar mais rápido, pendure uma peneira de malha fina para evitar que mofe. Depois de seco, espalhe alguns punhados ao redor das raízes de cada planta.
Qual é a melhor época para fertilizar o jardim?
É durante o período de crescimento que as plantas se beneficiam mais dos benefícios dos fertilizantes. Portanto, a melhor época para fertilizá-los é no início da primavera, quando saem da dormência. Mas lembre-se, cada um tem necessidades individuais únicas de fertilizantes. Plantas que gostam de ácidos, como azaléias, mirtilos, camélias, hortênsias e rododendros, preferem especialmente solos com pH mais ácido para absorver nutrientes. As plantas com flores ou frutificação precisam de mais fósforo para estimular o crescimento de brotos, frutos e flores.
Onde encontrar nitrogênio natural?
As fontes orgânicas mais ricas de nitrogênio são: esterco, partes animais moídas e farinha (farelo de soja ou farelo de algodão). A concentração de azoto no estrume varia consoante o tipo de animal, mas também consoante a idade do estrume e a forma como foi armazenado. Já as carcaças de animais e farinhas de sementes, por receberem tratamento especial, geralmente apresentam concentração de nitrogênio muito elevada.