Tem baixas exigências e a sua folhagem ricamente decorada irá surpreender a todos. Como você faz uma begônia real crescer até um tamanho gigante?

Rainhas dos jardins ornamentais, capazes de iluminar recantos sombreados e terraços voltados para o norte, as Begônias vêm das florestas tropicais úmidas da América do Sul e Central. No entanto, eles também estão difundidos na Ásia e na África.

Seu nome é uma homenagem a Carl Linnaeus, que os nomeou em homenagem a Michel Begon, um apaixonado botânico amador e governador da parte francesa do Canadá. As Begônias Rex são famosas por suas folhas coloridas, com caules suculentos e peludos, acompanhados de flores pequenas e delicadas.

Como cultivar begônias

Se essas plantas conquistaram você, cultivá-las é brincadeira de criança. O cuidado não é complicado, basta respeitar suas necessidades. Se você pretende cultivar Begonia Rex dentro de casa, escolha um local ao norte ou leste, evitando a luz solar direta. Prefira sombra e mantenha a temperatura em torno de 15°C, evitando áreas muito quentes no verão e locais ventilados.

Como eles prosperam em ambientes úmidos, você pode considerar um local ideal em um banheiro. Regue a Begônia Rex duas vezes por semana, mantendo o solo úmido, mas não muito molhado, caso contrário corre o risco de apodrecer as raízes. Evite pulverizar a planta diretamente, para não danificar as folhas. Opte por um substrato leve e rico em húmus para estimular o crescimento vigoroso e fertilize com um fertilizante solúvel em água a cada duas semanas durante os meses de verão.

Begônia Rex no Jardim

Para cultivá-las no exterior, opte novamente por locais sombreados, protegidos das intempéries, nomeadamente do vento que pode danificar as frágeis plantas. Solos úmidos com solo rico e ligeiramente ácido são ideais. Dada a sua herança tropical, podem sofrer danos mesmo com geadas leves. Perto do final da estação de cultivo, transfira-os para uma estufa.

Para multiplicar Begônias, extraia os tubérculos do solo, limpe-os dos resíduos de raízes e partes aéreas e deixe secar alguns dias. Quando estiverem prontos, coloque-os em uma caixa ou pote com uma fina camada de turfa e leve-os para um local com temperatura constante de cerca de 6 °C. Reintroduza-os no jardim apenas quando não houver risco de geadas matinais.

Multiplicação cortando folhas

Se você deseja propagar Begônias, o método mais comum é cortar as folhas. Os pedaços devem ter no mínimo 4cm de comprimento com o grão no meio. Plante a muda ao meio em solo úmido, cubra o recipiente com filme plástico e espere o desenvolvimento das raízes (cerca de 2 a 3 semanas). As Begônias Rex são geralmente resistentes a doenças e ataques de pragas, com exceção de pulgões e ácaros. Entre as doenças, é possível encontrar mofo branco e oídio.

Quais cultivares de Begônia chamaram sua atenção?

Veja um exemplo prático de como propagar Begonia Rex.

Navegação de artigos