Com o passar do tempo, as toalhas brancas inevitavelmente começam a perder a maciez e o charme. Portanto, com o uso e a lavagem acabam amarelando, alterando significativamente sua aparência. No entanto, não há necessidade de se preocupar, pois o problema pode ser resolvido. Explicação.
Se você já pensou em se livrar de uma vez por todas das toalhas amareladas, certamente mudará de ideia depois de ler as linhas a seguir.
Como branquear e amaciar toalhas amareladas?
Se você quer branquear toalhas amareladas e não tem ideias, recorra à sua despensa. Na verdade, o bicarbonato de sódio será a solução para o seu problema.
Leia também: O que fazer com toalhas velhas? 44 maneiras engenhosas de reutilizá-los
Uma das muitas propriedades deste ingrediente é a sua capacidade de branquear roupas, removendo manchas difíceis. Além disso, suas toalhas amareladas e ásperas ficarão mais macias.
Para fazer isso, coloque 2 ou 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio na gaveta e no tambor da sua máquina de lavar. Em seguida, execute um ciclo de lavagem adequado para toalhas. Estes devem ser lisos e mais brancos.
Se preferir lavar as mãos, prepare uma tigela com água e dissolva a mesma quantidade de bicarbonato de sódio, ou seja, 2 a 3 colheres de sopa, antes de molhar as toalhas amareladas. Depois deixe agir por 3 horas ou até durante a noite. No dia seguinte basta colocar as toalhas na máquina de lavar e iniciar o ciclo de lavagem habitual. Portanto, as toalhas devem recuperar a maciez e a brancura.
Se você não tiver bicarbonato de sódio, também pode usar vinagre branco como amaciante e desengordurante. Em dúvida está a sua capacidade de amaciar o tecido das toalhas. Além disso, este último é considerado um notável agente clareador e desodorante. Para fazer isso, coloque meio copo de vinagre branco em um recipiente com água quente e molhe toalhas amarelas. Deixe descansar por algumas horas antes de lavar as roupas na máquina de lavar normalmente.
Outros ingredientes naturais para tratar toalhas amareladas e ásperas
Suas toalhas amareladas também podem se beneficiar de outros produtos naturais além do vinagre branco e do bicarbonato de sódio.
Limão para toalhas mais brancas
O limão tem um lugar de eleição, no que diz respeito ao tratamento do linho. Por um bom motivo, pode restaurar o brilho de toalhas amareladas. Para isso, coloque este último na máquina de lavar e despeje na gaveta do detergente uma mistura de meio copo de suco de limão e meio litro de água e , em seguida, inicie um ciclo de lavagem adequado para suas toalhas.
Se quiser lavá-los à mão, coloque um litro de água fervente em um balde e acrescente dois limões fatiados. Em seguida, mergulhe as toalhas amareladas na solução obtida e deixe agir por 1 hora antes de inseri-las na máquina e iniciar o ciclo de lavagem.
Ácido cítrico para clarear toalhas amareladas
Não podemos falar de suco de limão sem citar o componente que tanto o caracteriza: o ácido cítrico. É encontrada em grandes quantidades em frutas cítricas. Se a sua máquina de lavar tem tendência a acumular calcário, os resíduos deste podem depositar-se nas toalhas, o ácido cítrico irá ajudá-lo a remediar este caso.
Leia também: Como tirar o cheiro de mofo das toalhas?
Para fazer isso, coloque 8 colheres de sopa de ácido cítrico no tambor da máquina e execute um ciclo de lavagem vazio. Portanto, não só as suas toalhas ficarão mais brancas, mas também evitará a acumulação de calcário na máquina de lavar.
Graças a essas dicas naturais e econômicas, suas toalhas amareladas recuperarão o brilho e a brancura naturais.
Leia também: Com que frequência você deve lavar toalhas?